Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Doações caíram 60% até o momento em relação a 2012, diz Gilmar Mendes

Loading...

POLíTICA

Doações caíram 60% até o momento em relação a 2012, diz Gilmar Mendes

- Atualizado em 02/10/2016 15:45

BELA MEGALE

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, afirmou que até o momento foi contabilizada uma redução de 60% de doações eleitorais em comparação com as eleições de 2012.

"É uma diferença significativa, o que talvez reflita o caráter mais modesto deste pleito em função das mudanças ocorridas na legislação", disse Mendes, em em coletiva de imprensa nesse domingo (2).

Essa foi a primeira eleição realizada após a aprovação do fim das doações empresariais, em setembro do ano passado.

Segundo os dados do TSE, em 2012 as campanhas contabilizaram o recebimento de R$ 6,2 bilhões. Neste ano, com a proibição da doação de pessoas jurídicas, o número caiu para R$ 2,1 bilhões. O valor total, porém, só que será computado em três dias.

O presidente do TSE ressaltou que o número não engloba o caixa dois, ou seja, doações ilícitas e não declaradas. Mas disse que a cifra de 2012 também não contabilizava esses repasses.

"Não vamos tentar fazer adivinhação sobre caixa dois que isso é impossível", afirmou Mendes. "Pelo menos, no aspecto visual, as campanhas estão mais modestas e esse é um dado positivo. As campanhas estão mais limpas. Acho que houve diminuição de honorários de marqueteiros também", avaliou o presidente do TSE sobre as primeiras eleições com doações limitadas a pessoas físicas.

BALANÇO

Gilmar Mendes também apresentou a atualização do quadro de ocorrências.

Segundo dados do TSE, foram registradas 1.410 ocorrências, sendo 149 com candidatos e 83 delas com prisão. Com não candidatos foram realizadas 1.261 ocorrências, das quais 575 acarretaram prisão.

Entre os candidatos, boca de urna foi a principal causa das ocorrências, sendo 61 com prisão e 39 sem prisão. A boca de urna também gerou a maioria das ocorrências entre os não candidatos, 333 com prisão e 383 sem prisão.

Sobre urnas que tiveram problemas, 2.331 foram substituídas, ou seja, 0,53% do total. A maior quantidade de substituição, até o momento, ocorreu no Rio de Janeiro, que contabilizou 441 urnas. Em porcentagem, houve mais substituições em Alagoas, de 119 urnas eletrônicas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60