MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ibope mostra PMDB à frente em Porto Alegre e incerteza no segundo lugar

PAULA SPERB PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - As vagas para o segundo turno na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre (RS) permanecem incertas. Segundo última pesquisa Ibope, publicada na sexta-feira (30), o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), se

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2016, 20:08:59 Editado em 02.10.2016, 07:18:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

PAULA SPERB

continua após publicidade

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - As vagas para o segundo turno na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre (RS) permanecem incertas. Segundo última pesquisa Ibope, publicada na sexta-feira (30), o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), segue como favorito, com 31% dos votos válidos.

Melo é seguido por Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 21%, Raul Pont (PT), com 19%, e Luciana Genro (PSOL), com 14% dos votos válidos. Para calcular esses valores, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os indecisos.

continua após publicidade

Considerando-se as intenções de voto, Melo aparece com 26%, seguido por Marchezan, com 18%, Pont, com 16%, e Luciana, com 12%. Os três últimos aparecem tecnicamente empatados, já que a margem de erro é 3% para mais ou para menos. O empate técnico entre eles se repetiu nas últimas três pesquisas.

EX-LÍDER

Ocupando atualmente o quarto lugar na corrida eleitoral, Luciana já foi a primeira colocada na primeira pesquisa Ibope, de 22 de agosto. No início da campanha, a candidata aparecia com 23% da intenção de votos, seguida por Pont, com 18%, Marchezan, 12%, e Melo, 10%.

continua após publicidade

Para o PSOL, a justificativa para a queda é o tempo de propaganda gratuita na televisão e rádio.

Luciana aparece por 12 segundos no horário gratuito. O tempo é suficiente só para dizer que tem "as mãos limpas" -uma provocação aos candidatos do PSDB, PT e PMDB, partidos citados em escândalos políticos.

Assim que a propaganda gratuita iniciou, Luciana despencou e Melo avançou. O vice-prefeito é apoiado por uma coligação de 14 partidos, o que lhe rende tempo total de três minutos e 52 segundos, cerca de 40% do total dos dez minutos de propaganda.

continua após publicidade

Na televisão, a falta de segurança na capital apareceu na campanha de praticamente todos os concorrentes. O atraso na entrega das obras que deveriam estar prontas desde a Copa do Mundo de 2014 também foi tópico da oposição, como Marchezan e Pont.

Chamou atenção a ausência das lideranças nacionais dos partidos nas propagandas. A exceção foi Raul Pont, que contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "Quero o melhor para a minha cidade", diz Dilma no vídeo, ao lembrar "teve sua filha e construiu sua vida" na cidade.

O programa de Pont, entretanto, oculta a estrela vermelha, símbolo do PT.

Figuras nacionais como o senador Aécio Neves (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB), assim como o governador José Ivo Sartori (PMDB) não foram mencionados pelos candidatos dos partidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ibope mostra PMDB à frente em Porto Alegre e incerteza no segundo lugar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!