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Mobilidade urbana domina debate entre vereadores

ANA LUIZA ALBUQUERQUE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A mobilidade urbana foi o assunto central do debate promovido pela Folha de S.Paulo nesta terça-feira (27) entre vereadores que tentam a reeleição em São Paulo. As soluções para o tema passaram pelo uso d

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 27.09.2016, 22:20:58 Editado em 27.09.2016, 22:25:10
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ANA LUIZA ALBUQUERQUE

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A mobilidade urbana foi o assunto central do debate promovido pela Folha de S.Paulo nesta terça-feira (27) entre vereadores que tentam a reeleição em São Paulo. As soluções para o tema passaram pelo uso da carona compartilhada ao transporte hidroviário.

Participaram do evento Eduardo Tuma (PSDB), José Police Neto (PSD), Paulo Fiorilo (PT), Paulo Frange (PTB) e Ricardo Nunes (PMDB).

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Para Fiorilo, o principal problema é que o transporte de trilhos está "muito aquém" do que a cidade precisa. "O governo do Estado precisa contribuir com a parte dele."

Nunes destacou a possibilidade de usar o transporte hidroviário e ressaltou que é fundamental que o emprego seja próximo da moradia. Frange afirmou que é importante pensar também nas dificuldades dos idosos e deficientes.

Police defendeu o uso da carona compartilhada por meio do uso de aplicativos. "Os carros representam 80% dos congestionamentos. Precisamos colocar mais pessoas nos carros em circulação."

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Tuma disse que criou um projeto de lei para incentivar o uso da bicicleta, que garantiria créditos para utilizar no transporte coletivo.

REDUÇÃO DE VELOCIDADE

Os candidatos discordaram sobre a redução dos limites de velocidade nas marginais, instituída pelo atual prefeito Fernando Haddad (PT), e a aplicação de multas.

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Para Tuma, a gestão tem utilizado as multas como "forma de arrecadação", por meio, inclusive, de "radares escondidos". O tucano se posicionou contra a redução da velocidade. "Acredito que não há correlação com a diminuição do número de acidentes."

Nunes alinhou-se a Tuma, dizendo que os dados de redução de mortes são questionáveis, já que estados que mantiveram a velocidade também teriam apresentado menor número de óbitos.

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Do outro lado, Fiorilo afirmou que "não existe indústria da multa, existe indústria da morte" e que "fiscalizar é fundamental para que as pessoas cumpram os limites". Frange disse que é a favor da vida, que "deve ser preservada acima de tudo".

Police, por sua vez, defendeu que a cidade "vai pagar caro" pela forma "ideológica" pela qual a eleição tratou o assunto. "Esse tema não comporta achismo. O mundo já convencionou que a redução não só salva, mas evita acidentes."

PRIMEIRO DEBATE

Na segunda, a Folha de S.Paulo realizou um debate com candidatos a vereador que concorrem pela primeira vez ao cargo. Compareceram ao evento a estudante Carol Protesto (PT); o administrador Daniel Annenberg (PSDB), ex-presidente do Detran-SP; a arquiteta e urbanista Agnes Helena (Novo); Luiza Eluf (PSD), advogada e procuradora de Justiça aposentada; e o ativista digital Pedro Markun (Rede).

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