MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministério minimiza declarações de Alexandre de Moraes sobre Lava Jato

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Horas após o ministro Alexandre de Moraes (Justiça) dizer, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", que haverá novas fases da Operação Lava Jato nesta semana, a assessoria de imprensa da pasta informou que a declaração era uma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2016, 22:57:09 Editado em 26.09.2016, 00:12:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Horas após o ministro Alexandre de Moraes (Justiça) dizer, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", que haverá novas fases da Operação Lava Jato nesta semana, a assessoria de imprensa da pasta informou que a declaração era uma "força de expressão", usada por Moraes com o intuito de garantir a continuidade das investigações.

continua após publicidade

Neste domingo (25), em Ribeirão Preto (SP), o ministro participou de um ato de campanha do deputado federal Duarte Nogueira, candidato do PSDB à Prefeitura daquela cidade.

Segundo o "Estado", em conversa com integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre), Moraes afirmou que haverá outra etapa da Lava Jato nos próximos dias.

continua após publicidade

"Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim", disse o ministro, de acordo com o jornal.

A frase chama a atenção porque não é usual um ministro de Estado receber informações prévias a respeito de investigações e operações.

Embora a Polícia Federal esteja sob o guarda-chuva administrativo da pasta da Justiça, normalmente o ministro é avisado sobre determinadas operações só depois de elas serem deflagradas.

continua após publicidade

Procurada pela reportagem na noite deste domingo, a assessoria de imprensa do ministério afirmou que Moraes usou uma força de expressão, quando questionado sobre a possibilidade de o governo esvaziar as apurações que miram no esquema de corrupção da Petrobras.

A assessoria da pasta também enviou uma nota oficial sobre o episódio. No comunicado, sustenta que Moraes afirmou apenas que há ações da Lava Jato "em quase todas as semanas" e que "certamente, continuariam nesta semana, na próxima e enquanto houver necessidade", diz o texto.

A nota sustenta ainda que o ministro "reafirmou [durante a agenda cumprida em Ribeirão Preto] a legalidade da atuação da Polícia Federal no cumprimento do mandado judicial de prisão do ex-ministro Guido Mantega, bem como o apoio integral à continuidade das operações".

continua após publicidade

Mantega foi preso nesta quinta (22), na porta do Hospital Albert Einstein, quando sua mulher em um procedimento médico. Ela luta contra um câncer desde 2012. O ex-ministro foi solto horas mais tarde, por determinação do juiz Sérgio Moro.

Confira a íntegra da nota do Ministério da Justiça.

"Em resposta às perguntas sobre a continuidade da Lava Jato e a afirmação de que diversos setores seriam contra a manutenção das operações, em virtude de eventuais abusos ocorridos na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes reafirmou a legalidade da atuação da Polícia Federal no cumprimento do mandado judicial de prisão do ex-ministro Guido Mantega, bem como o apoio integral à continuidade das operações e afirmou que, desde que assumiu o Ministério da Justiça e Cidadania a PF vem tendo apoio total e que, em quase todas as semanas houve operação e que, certamente, continuariam nesta semana, na próxima e enquanto houver necessidade. Indagado, ainda, se a continuidade das investigações e operações era compromisso do Governo Federal, o ministro Alexandre de Moraes novamente deu essa garantia e afirmou que as pessoas lembrariam desse compromisso com a continuidade da atuação independente da Polícia Federal."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério minimiza declarações de Alexandre de Moraes sobre Lava Jato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!