MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Aécio diz que Dilma venceu cometendo ilegalidades; presidente critica "eleição indireta"

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após o almoço, a sessão do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, foi retomara pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, com a pergunta do senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Não poderia imaginar que depois do debat

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2016, 15:06:04 Editado em 29.08.2016, 15:19:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após o almoço, a sessão do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, foi retomara pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, com a pergunta do senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Não poderia imaginar que depois do debate nos encontraríamos no Senado Federal nesta posição”, afirmou o senador, antes de dizer que não agia com alegria nesta função.

continua após publicidade

Aécio destacou trechos do discurso inicial de Dilma e disse que “não é desonra alguma perder eleições, sobretudo quando se defende ideias e se cumpre a lei. Eu não diria o mesmo quando se vence as eleições faltando com a verdade e cometendo ilegalidades”. “Por outro lado vejo que Vossa Excelência recorre aos votos que recebeu como justificativa. Não é salvo conduto. É delegação que pressupõe deveres e direitos, e o maior dos deveres de quem recebe votos é o respeito a leis e à Constituição.”

Aécio citou falas de Dilma em debates eleitorais de 2014, mencionando respostas sobre inflação, baixo crescimento da economia e dívida pública.

continua após publicidade

Depois, perguntou: “Em que dimensão Vossa Excelência e seu governo se sentem sinceramente responsáveis por essa recessão, pelos 12 milhões de desempregados no Brasil, por 60 milhões de brasileiros com suas contas atrasadas e uma perda média de 5% da renda dos trabalhadores brasileiros?”

Dilma começou sua resposta a Aécio também falando que “jamais imaginaria” que, após os debates eleitorais em 2014, voltaria a encontrar o senador nesta situação.

A presidente afastada afirmou que Aécio a acusou “sistematicamente” após o pleito. Ela menciona tentativas de impugnar seu mandato, como recontagem das urnas eletrônicas e dos gastos com a campanha eleitoral.

Voltou a citar fatores para justificar a crise econômica, como a desvalorização do real, a elevação dos juros nos EUA, as secas no Brasil e a desaceleração da China, além de criticar a eleição de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara dos Deputados, o que, segundo ela, “produziu situação complexa” para o governo. “Eu quero deixar claro, senador, que eu respeito o voto direto neste país. Acho que o voto direto é uma grande conquista nossa”, afirmou. “Por isso respeito todos que concorreram comigo. Agora não respeito a eleição indireta que é produto de processo de impeachment sem crime de responsabilidade.” “Eu tenho a certeza que uniu-se duas forças diferentes, uma que queria impedir que a sangria continuasse, com uma força que queria impedir que nós saíssemos da crise”, afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Aécio diz que Dilma venceu cometendo ilegalidades; presidente critica "eleição indireta""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!