MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PPS pede ao STF para suspender posse de novo ministro da Justiça

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PPS entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal), com pedido de liminar (decisão provisória), para suspender a nomeação do novo ministro da Justiça Wellington César Lima e Silva, que tomou posse nesta quinta-feira (3

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2016, 21:52:17 Editado em 27.04.2020, 19:52:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PPS entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal), com pedido de liminar (decisão provisória), para suspender a nomeação do novo ministro da Justiça Wellington César Lima e Silva, que tomou posse nesta quinta-feira (3).
A ação vai ser relatada pelo ministro Gilmar Mendes. O partido oposicionista argumenta que um integrante do Ministério Público não pode assumir cargo no Executivo e pede que o Supremo Tribunal Federal declare a inconstitucionalidade do exercício de cargo de ministro de Estado por um membro do Ministério Público.
Segundo o partido, isso fere o princípio da independência do Ministério Público frente aos demais Poderes.
"Membro do parquet [termo usado no direito para se referir a integrante do Ministério Público] só pode exercer função estranha à própria carreira se for como professor. Ou, dito de forma ainda mais precisa: Procurador de Justiça não pode ser Ministro da Justiça!", afirma o documento.
"A nomeação viola frontalmente dois preceitos fundamentais da Constituição Federal, quais sejam, o da independência do Ministério Público frente aos demais Poderes e a forma federativa de Estado", completou.
Nesta semana, o Conselho Nacional do MP rejeitou pedido do PPS para impedir a posse de Wellington, questionando decisão do Conselho Superior do MP da Bahia, que concedeu licença para seu afastamento de procurador de Justiça para que possa assumir uma pasta no governo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PPS pede ao STF para suspender posse de novo ministro da Justiça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!