MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-deputado e mais seis são indiciados por corrupção em Furnas

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Delegacia Fazendária da Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou o ex-deputado Roberto Jefferson sob acusação de lavagem de dinheiro em esquema semelhante ao mensalão montado na companhia estatal Furnas Centrais Elétric

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.02.2016, 19:09:23 Editado em 27.04.2020, 19:52:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Delegacia Fazendária da Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou o ex-deputado Roberto Jefferson sob acusação de lavagem de dinheiro em esquema semelhante ao mensalão montado na companhia estatal Furnas Centrais Elétricas entre 2000 e 2004.
Além dele, foram indiciados os lobistas Nilton Antônio Monteiro, Pedro Pereira Terra, Walter Annicchino, Sérgio José Annicchino, Dieikson Barbosa e Ademir Carnevalli Guimarães, acusados de corrupção ativa, além de lavagem de dinheiro.
A delegada Renata Araújo disse que o valor desviado chegaria a R$ 54,9 milhões, resultado do superfaturamento de obras e serviços de empresas contratadas para fazer obras nas usinas termoelétricas em São Gonçalo e Campos, no Rio.
Segundo ela, Dimas Fabiano Toledo, então diretor de Planejamento, Engenharia e Construção de Furnas, estaria à frente da implementação do esquema de corrupção. Beneficiado pela prescrição do crime por ter mais de 70 anos de idade, no entanto, Dimas não foi relacionado no inquérito.
O relatório de 38 páginas, com 28 páginas do inquérito, foram enviados neste sábado, 27, para o Ministério Público Estadual.
Segundo a polícia, há provas de um esquema de desvio de recursos públicos para o financiamento ilegal de campanhas políticas e enriquecimento ilícito de políticos, empresários e lobistas.
A reportagem não conseguiu contato com os acusados.
Em 2005, Roberto Jefferson relatou à Folha de S.Paulo o esquema que lhe teria sido apresentado pelo então diretor Dimas Toledo. À época, a diretoria da empresa negou as acusações do ex-deputado, mas Toledo deixou o cargo. No ano seguinte, Jefferson confirmou em depoimento à Polícia Federal ter recebido R$ 75 mil de caixa dois gerenciado por funcionários da estatal Furnas Centrais Elétricas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-deputado e mais seis são indiciados por corrupção em Furnas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!