MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputada chavista e opositor pedem apuração sobre Santana na Venezuela

SAMY ADGHIRNI CARACAS, VENEZUELA (FOLHAPRESS) - Uma proeminente deputada chavista disse nesta sexta-feira (26) que a revelação da existência de um caixa dois para pagamentos do marqueteiro João Santana na Venezuela deve ser investigada de forma isenta e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2016, 22:18:39 Editado em 27.04.2020, 19:52:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SAMY ADGHIRNI
CARACAS, VENEZUELA (FOLHAPRESS) - Uma proeminente deputada chavista disse nesta sexta-feira (26) que a revelação da existência de um caixa dois para pagamentos do marqueteiro João Santana na Venezuela deve ser investigada de forma isenta e sem politização.
"É dever das instituições correspondentes, de qualquer país, efetuar operações contra a corrupção. E para o fortalecimento da democracia é muito importante que estas operações se atenham ao direito", disse à reportagem Ilenia Medina, líder do partido Patria Para Todos, da minoritária bancada governista na Assembleia Nacional unicameral.
"Seria lamentável que esse esforço seja politizado com a intenção de manchar a imagens de grandes líderes latino-americanos de esquerda", afirmou, numa referência aos ex-presidentes Hugo Chávez (1999-2013) e Lula (2003-2010).
A oposição afirmou que pedirá apoio das autoridades brasileiras para investigar e punir os responsáveis.
"Não é surpresa que grande parte dos contratos com empresas internacionais eram para financiar política interna. Mas não havíamos visto nada tão detalhado, e isso é uma boa premissa para entender o que aconteceu na Venezuela durante tanto tempo", afirmou o deputado Freddy Guevara, presidente da Comissão de Controladoria da Assembleia Nacional.
Ex-vice-presidente do CNE, máxima instância eleitoral na Venezuela, o hoje opositor Eduardo Semtei defende uma reforma constitucional para enquadrar o financiamento de campanhas.
Segundo Semtei, haveria maior transparência se houvesse financiamento público dos partidos ou se empresas privadas que desejarem contribuir com campanhas tiverem de declarar doações ao fisco, a exemplo da praxe nos EUA e países europeus.
"O governo quer manter o manuseio de fundos públicos na escuridão. Mas, cedo ou tarde todo esse complô financeiro da Alba [Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, entidade que não inclui o Brasil] virá à tona e chegará o dia em que descobriremos as tantas coisas ocultas que foram feitas", afirma Semtei.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputada chavista e opositor pedem apuração sobre Santana na Venezuela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!