MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PF investigará FHC por envio de dinheiro a ex-amante

NATUZA NERY E MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal abriu nesta sexta-feira (26) um inquérito para apurar declarações de Mirian Dutra, que foi amante do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A PF investigará se houve crime de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2016, 20:03:05 Editado em 27.04.2020, 19:52:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATUZA NERY E MÔNICA BERGAMO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal abriu nesta sexta-feira (26) um inquérito para apurar declarações de Mirian Dutra, que foi amante do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A PF investigará se houve crime de evasão de divisas.
A jornalista disse, em entrevista à Folha de S.Paulo, que o ex-presidente custeou parte de despesas dela e do filho, Tomás, no exterior, por meio da Brasif, empresa que administrava free shops em aeroportos brasileiros.
Ela contou que foi contratada pela Eurotrade, que era da Brasif, por US$ 3.000 mensais, entre 2002 e 2006, mas que nunca trabalhou para os free shops.
POLIMÍDIA
Segundo Dutra, o lobista Fernando Lemos acertou os detalhes da remuneração.
A Brasif contratou os serviços da empresa de Lemos, a Polimidia, entre 1993 e 2010, período que abrange o tempo de FHC no Palácio do Planalto.
Lemos, que faleceu em 2012, foi casado com a irmã de Mirian Dutra. Sob seu comando, a Polimidia floresceu na década de 90 e se tornou uma das mais influentes empresas de gestão de crise da capital federal.
RELACIONAMENTO
Mirian e o ex-presidente tiveram relacionamento extraconjugal por seis anos, nas décadas de 1980 e 1990.
FHC reconheceu a paternidade de Tomás Dutra em 2009. Na época, declarou à Folha de S.Paulo que sempre cuidou dele.
Em 2011, dois exames de DNA revelaram que FHC não é o pai biológico do rapaz.
FHC, no entanto, seguiu pagando os estudos dele e o presenteou com um apartamento de 200 mil euros em Barcelona.
Depois de um estudo preliminar, a PF verificou que crimes possam ter sido cometidos na transferência de dinheiro a ela.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que análises do tipo são comuns na área técnica do ministério sempre que denúncias são publicadas pela imprensa.
'INVENÇÃO'
FHC classificou como "invenção" e "coisas menores" as denúncias de ele que teria usado a Brasif para enviar ao exterior dinheiro para a Mirian Dutra.
"Não tem fato. O que foi que eu fiz de errado? Nada. Vocês estão insistindo em um tema que não existe", disse. "É invenção, não sei de quem. São coisas menores. Estou preocupado com o Brasil."
A Brasif diz ter usado uma subsidiária no Reino Unido, a Eurotrade, para fazer os pagamentos à jornalista. De acordo com comunicado da empresa, FHC "não teve qualquer participação nessa contratação, tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PF investigará FHC por envio de dinheiro a ex-amante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!