Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PT e PC do B pedem à PF investigação sobre suspeitas contra FHC

Loading...

POLíTICA

PT e PC do B pedem à PF investigação sobre suspeitas contra FHC

RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - As bancadas do PT e do PC do B na Câmara pediram que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a suspeita de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do PSDB, tenha usado uma empresa privada para enviar dinheiro ao exterior para a jornalista Mirian Dutra, com quem manteve um relacionamento extraconjugal nos anos 1980 e 1990.
A ação dos dois partidos ocorre no mesmo dia em que a oposição intensificou as críticas contra o governo Dilma Rousseff devido à prisão do marqueteiro das campanhas do PT João Santana.
A representação foi entregue nesta terça-feira (23) em encontro de deputados do PT e do PC do B com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que é do PT.
De acordo com relato dos deputados, o ministro afirmou que irá encaminhar o pedido ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, para que ele defina qual superintendência da PF, se a de Brasília ou a de São Paulo, comandará a investigação.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do ministério, mas não obteve resposta até as 18h.
De acordo com Mirian Dutra, FHC utilizou-se da Brasif S.A. para repassar recursos a ela no exterior. O repasse teria ocorrido por meio de um contrato de trabalho de fachada. O tucano nega ter usado a empresa para enviar dinheiro ao exterior e diz que as acusações são "invenções", "coisas menores".
A representação do PT é assinada pelo deputado Wadih Damous (PT), ex-presidente da seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil. Ressaltando que o PT não se interessa por nenhum aspecto da vida privada de FHC, ele pede que o ex-presidente seja investigado por suspeita de crime contra a ordem tributária, evasão de divisas e corrupção passiva.
"A luz do fato noticiado envolvendo o ex-presidente FHC por conta das revelações de sua ex-namorada a cerca de sua conduta como presidente da República, há indicação de ilícitos penais", afirmou Damous.
A representação pede ainda investigação sobre aquisição de uma fazenda pelo tucano em Minas Gerais que teria sido declarada por valor inferior ao real.
A bancada do PT na Câmara tem buscado nas última semanas se contrapor às suspeitas que pesam contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado sob suspeita de ter sido beneficiado por empreiteiras por meio de reformas em um tríplex em Guarujá e em um sítio em Atibaia, ambos em São Paulo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

JANDAIA DO SUL 20/02

GERALDA G. OLIVEIRA, 74 ANOS.

IVAIPORÃ 20/02

MARIA F. A. SANTOS, 59 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56