Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cunha estima que 10% dos deputados vão trocar de partido com janela

Loading...

POLíTICA

Cunha estima que 10% dos deputados vão trocar de partido com janela

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acredita que entre 50 e 60 deputados devem mudar de partido com a janela aberta ao longo do próximo mês. O prazo para mudar de legenda sem o riso de cassação do mandato por infidelidade partidária começou nesta quinta (18) e vale por 30 dias.
Cunha criticou a promulgação da PEC da janela partidária somente agora, em fevereiro. A Câmara aprovou a proposta em setembro do ano passado, em um texto mais amplo, que tratava de outros pontos da reforma política. Ao votar o projeto em dezembro, contudo, o Senado desmembrou e aprovou somente o trecho da janela partidária, sobre o qual havia consenso.
“Essa mudança ter sido promulgada agora, próxima ao período da eleição municipal, passa a ter outro tipo de componente, muito mais em função da realidade e necessidade de adequação às eleições municipais. Nosso intuito, quando a gente fez, era que fosse rapidamente promulgada e que pudesse ter efeito mais político pelo início da legislatura”, afirmou o presidente da Câmara, que ainda completou: “Acho que a movimentação vai ser maior do que eu acreditava inicialmente. Estimo que 10% da Casa vai se movimentar, mas não sei se vai ter ganho e perda para quem quer que seja”.
Negando novamente que vá deixar o PMDB, avaliou ainda que o partido deve perder deputados descontentes com as composições das eleições municipais em suas respectivas regiões e, como se trata de uma das grande legendas do país, tende a ser buscada por diversos parlamentares.
Segundo ele, as mudanças de deputados não afetam as composições da Casa, que se baseiam nas bancadas eleitas.
O partido que perder integrantes não será prejudicado quanto ao cálculo para distribuição dos recursos do Fundo Partidário e nem para o acesso ao tempo de rádio e TV. O prazo para o troca-troca vai até 19 de março, quando se fecha a janela.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

01/03/2017 - 12h27

OBITUÁRIO

APUCARANA 01/03

CÉLIA VAZ MORENO, 56 anos 

MARUMBI 28/02

VALDIR RIVELINI, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48