Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Senado aprova PEC que proíbe criação de despesa sem previsão de receita

Loading...

POLíTICA

Senado aprova PEC que proíbe criação de despesa sem previsão de receita

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado concluiu nesta quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição que impede a criação de despesas para a União, Estados, Distrito Federal e municípios sem que haja a indicação da fonte de recursos financeiros para custear as iniciativas.
O texto foi aprovado em primeiro turno com 62 votos favoráveis e apenas um contrário, e em segundo turno com 57 votos a favor do texto. Como foi modificado pelos senadores, o texto voltará a ser analisado pela Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Mendonça Filho (PMDB-PE), a proposta versava inicialmente apenas sobre a indicação de renda para propostas destinadas a Estados e municípios, mas os senadores incluíram a necessidade de se indicar a previsão orçamentária para projetos que também afetem a União.
A votação da medida foi uma das reivindicações apresentadas por governadores de todo o país ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no início de fevereiro.
Os chefes dos executivos estaduais montaram uma lista com as prioridades para angariar recursos para os Estados, que têm enfrentado dificuldades de caixa devido à crise econômica.
Os senadores fizeram outra modificação no texto para impedir que a nova regra seja aplicada a eventuais aumentos do piso salarial de professores, agentes comunitários e agentes de combate às endemias. Assim, Estados e municípios não seriam impedidos de realizar o pagamento dos salários destas categorias.
A mudança, sugerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e apoiada por Cristovam Buarque (PPS-DF), foi acolhida pelo relator do texto, Humberto Costa (PT-PE).
Nesta terça, quando a Casa iniciou a votação da matéria, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a classificou como uma "nova Lei de Responsabilidade Fiscal".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41