MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Advogados de Lula dizem que promotor faltou com a verdade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nilo Batista e Cristiano Zanin Martins, reforçaram as críticas feitas por deputados petistas de que houve violação do princípio do promotor natural por parte do Ministér

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2016, 20:03:08 Editado em 27.04.2020, 19:52:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nilo Batista e Cristiano Zanin Martins, reforçaram as críticas feitas por deputados petistas de que houve violação do princípio do promotor natural por parte do Ministério Público paulista.
Em nota emitida nesta terça-feira (17), após a suspensão dos depoimentos de Lula e sua mulher, Marisa Letícia, a defesa afirmou que o promotor Cássio Roberto Conserino, que ouviria o casal, "não instaurou o procedimento investigatório criminal (sem provocação), como alegou".
Por essa razão, os advogados afirmaram que o caso de Lula não se enquadra na resolução do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que determina que o promotor de justiça pode dar andamento à investigação do ato de ofício até à denuncia.
ANTECIPAÇÃO
A defesa do petista também acusou o Ministério Público do Estado de São Paulo de antecipar a condenação do ex-presidente no caso da ocultação do triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo: "[O promotor Cassio Conserino] ao insinuar que o ex-presidente se considera 'acima da lei' implica em nova antecipação de juízo de valor em relação ao ex-presidente Lula e aos seus familiares, deixando clara a parcialidade que inspira sua atuação".
Na nota, Nilo Batista e Cristiano Zanin Martins também citaram a edição de 23 de janeiro deste ano da revista "Veja" em que o promotor Conserino concedeu uma entrevista afirmando que Lula e Dona Marisa seriam denunciados.
Segundo à defesa, "houve, portanto, clara antecipação de juízo de valor em procedimento investigatório não concluído, no qual Lula e sua esposa sequer tinham sido ouvidos".
Os advogados destacaram, ainda, que "o ex-presidente e seus familiares atenderam a todos os pedidos feitos pela Justiça" e "não temem qualquer investigação desde que conduzidas por autoridades imparciais no exercício de suas atribuições".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Advogados de Lula dizem que promotor faltou com a verdade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!