Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupos pró e anti-Lula irão ao depoimento do ex-presidete em SP

Loading...

POLíTICA

Grupos pró e anti-Lula irão ao depoimento do ex-presidete em SP

PAULA REVERBEL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Grupos favoráveis e contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva farão manifestações em frente Fórum Criminal da Barra Funda, onde o petista e sua mulher, Marisa Letícia, prestarão depoimento na manhã desta quarta-feira (17).
Entre os que demonstrarão apoio ao ex-presidente estão tradicionais movimentos sociais como MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). A Frente Brasil Popular -que reúne mais de 60 entidades dos movimentos sindical e social, além dos partidos PT, PC do B e PDT- convocou seus militantes para chegar às 10h. O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), apesar de indefinição inicial, decidiu que não participará do ato.
Já do lado anti-Lula está o MBL (Movimento Brasil Livre) -um dos grupos que lideram as manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff-, que convocou seus seguidores para protestar no mesmo local a partir das 9h. O depoimento do ex-presidente está marcado para começar às 11h.
O presidente da CUT, Vagner Freitas, divulgou em seu perfil no Facebook um poster com as frases "Lula eu respeito, Lula eu defendo".
"Esperamos que seja o início de uma reação popular contra um linchamento sem precedência de uma das mais importantes lideranças mundiais dos últimos tempos", disse Raimundo Bonfim, coordenador geral da CMP (Centra de Movimentos Populares) e membro da Frente Brasil Popular.
Já Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL, pede uma demonstração da "legitimidade popular" dos movimentos contrários a Lula, Dilma e PT.
Representantes do MBL disseram à reportagem temer a presença de grupos contrários no mesmo local. "Estamos preocupados por conta dos movimentos governistas que não têm um histórico muito favorável no relacionamento com pessoas que não partilham das mesmas ideias", divulgou o movimento.
O MST informou que, apesar de esperar receber provocações, a orientação da militância é de ignorá-las.
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo infirmou na segunda-feira (15) que não deslocará equipe de segurança adicional ao fórum.
"O Fórum Criminal da Barra Funda possui equipe de segurança suficiente para assegurar o acesso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às dependências do prédio", afirmou a SSP.
DEPOIMENTO
O ex-presidente e sua mulher formam intimados a depor pelo Ministério Público de São Paulo. Eles falaram sobre o tríplex no condomínio Solaris, em Guarujá (SP). É a primeira vez que Lula prestará depoimentos na condição de investigado.
Também foram chamados o dono da OAS, Léo Pinheiro -preso na Operação Lava Jato-, e o engenheiro da empreiteira Igor Pontes, que teria participado de uma reforma no imóvel.
A audiência foi solicitada pelo promotor Cássio Conserino, que diz haver indícios de que os investigados tentaram esconder a real identidade do apartamento, situação que configuraria crime de lavagem de dinheiro.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41