Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dinheiro da Petrobras pode abastecer caixa 2 neste ano, diz Gilmar Mendes

Loading...

POLíTICA

Dinheiro da Petrobras pode abastecer caixa 2 neste ano, diz Gilmar Mendes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse nesta segunda (15), em São Paulo, que a Justiça Eleitoral terá um "grande desafio" para coibir o caixa 2 nas eleições municipais deste ano e que recursos desviados da Petrobras poderão abastecer campanhas.
"Temos uma eleição desafiadora. Pela primeira vez vamos ter uma eleição sem doações das pessoas jurídicas privadas, portanto, corremos o risco de termos caixa 2", afirmou.
"Se de fato houve apropriação de recursos ilícitos em montantes muito significativos, pode ser que esses recursos venham para as eleições na forma de caixa 2 ou até na forma disfarçada de caixa 1. Porque nós vamos ter doações de pessoas físicas, pode ser que recursos sejam dados a essas pessoas para que elas façam a doação aos partidos políticos ou aos candidatos. Tudo isso precisa ser olhado com muita cautela", completou, em referência aos desvios apurados pela Operação Lava Jato.
Mendes, que assumirá a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em maio, no lugar de Dias Toffoli, é contrário à proibição de doações de empresas, mas acabou sendo voto vencido no Supremo.
O ministro disse ainda não acreditar que as defesas da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice, Michel Temer (PMDB), tentarão ganhar tempo nas ações que tramitam no TSE e que podem levar à cassação de seus mandatos.
Como a Folha de S.Paulo noticiou nesta segunda (15), nos bastidores, o PT aposta na mudança de comando do TSE para protelar o desfecho dos processos.
"Não acredito que haja manobras dilatórias e, se houver, o tribunal dispõe de mecanismos para inibir", disse.
As declarações foram concedidas após um evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60