Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por acusação de compra de militantes, Aníbal aciona conselho do PSDB

Loading...

POLíTICA

Por acusação de compra de militantes, Aníbal aciona conselho do PSDB

THAIS ARBEX
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Presidente do Instituto Teotônio Vilela, fundação do PSDB, José Aníbal ingressará com uma representação no Conselho de Ética do partido contra Geraldo Malta, acusado pelo vereador tucano Adolfo Quintas de "cooptar" militantes tucanos em nome do empresário João Doria.
"O partido não pode conviver com ações dessa natureza. É inaceitável, é a negação da política", afirmou Aníbal à reportagem.
Doria, que tem o apoio do governador Geraldo Alckmin, disputa com o vereador Andrea Matarazzo e o deputado federal Ricardo Tripoli a indicação do partido para concorrer à Prefeitura de São Paulo. A eleição das prévias tucana está marcada para o dia 28. Ao lado do deputado federal Bruno Covas, Aníbal apoia a pré-candidatura de Tripoli. Matarazzo, por sua vez, tem caciques como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra ao seu lado.
"Essa discussão está totalmente fora da disputa política. Caberá ao Conselho de Ética arbitrar e decidir sobre sua expulsão ou não, já que no conselho ele vai ter a oportunidade de se defender", disse Aníbal.
O vereador Adolfo Quintas, aliado de Matarazzo, afirmou à Folha de S.Paulo que Doria "cooptou" integrantes do partido por meio de ofertas de R$ 2.000 mensais e aponta Geraldo Malta, militante histórico do PSDB na zona leste da cidade, como o autor da oferta em nome de Doria. "Malta é um mercenário. Faz política assim", diz o vereador.
Doria e Malta refutam, com veemência, as acusações.
Procurado, Geraldo Malta disse "não entender" a posição de José Aníbal. "Está havendo uma inversão do ônus da prova. Fui acusado e injuriado e sou eu quem tenho que explicar no Conselho de Ética do partido?"
Nesta quarta, Malta disse desconhecer os pagamentos. "Se o Adolfo Quintas, um vereador da minha região que eu respeito, disse que estou pagando, desafio ele a provar. Vou para um tête-à-tête com ele".
Segundo ele, os aliados de Andrea Matarazzo estão "apelando para [algo] sem sentido, sem nexo" por "medo de perder" a disputa interna. "Apelação barata isso."
Também nesta quarta (10), João Doria, por meio de sua assessoria, reagiu às acusações do correligionário afirmando que ser "lamentável que um vereador recorra a atitudes levianas e sem provas, numa tentativa desesperada de barrar" um pré-candidato que vem crescendo na disputa interna.
"Geraldo Malta é um colaborador da campanha, além de respeitada liderança da zona leste. O vereador Adolfo Quintas deveria ocupar seu tempo para de forma limpa fazer campanha para seu candidato Andrea Matarazzo."
O presidente municipal do PSDB, vereador Mario Covas Neto, o Zuzinha, afirmou que, depois de receber a representação, o diretório vai analisá-la.
"Acho estranho alguém reclamar de se contratar pessoas para ajudar em campanhas eleitorais. Os funcionários que trabalham com os deputados ou vereadores não podem ajudá-los nas campanhas?", questionou ele.
Tanto Andrea Matarazzo quanto Ricardo Tripoli têm cargos legislativos e contam com equipes em seus gabinetes na Câmara municipal e na Câmara dos Deputados, respectivamente.
"Estamos falando de um universo de 27.000 pessoas votantes, se alguém tem o poder de após contratado influenciar todos esse eleitores deveria ele próprio ser o candidato", disse Zuzinha.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41