Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Defesa de Dirceu desqualifica declarações de delator do petrolão

Loading...

POLíTICA

Defesa de Dirceu desqualifica declarações de delator do petrolão

PAULA REVERBEL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois que José Dirceu foi citado novamente em depoimento pelo lobista Fernando Moura, a defesa do petista afirmou que não vê credibilidade no delator.
A afirmação foi dada à reportagem pelo advogado do petista, Roberto Podval nesta quinta-feira (4).
Segundo Moura, Dirceu, que era ministro da Casa Civil no governo Lula, acertou a nomeação de Dimas Toledo à diretoria de Furnas para contemplar uma indicação do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Haveria, de acordo com o delator, um esquema de propina semelhante ao da Petrobras e Aécio, que fez a indicação, receberia um terço do dinheiro desviado.
O depoimento foi dado nesta quarta (3) por Moura à Justiça. O PSDB e a defesa de Dimas Toledo negam as afirmações do delator.
Moura também disse que o núcleo político de José Dirceu recebia propina no valor de 1% dos contratos fechados com a diretoria de Serviços da Petrobras, comandada por Renato Duque. Outro 1% iria para o núcleo nacional do PT, aos cuidados de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, e outro 1% iria para Renato Duque e Pedro Barusco, gerente da diretoria de Serviços.
A defesa de Dirceu argumentou que o próprio delator admite que não entregava o dinheiro.
Podval, que estava presente do depoimento, conseguiu que o lobista explicasse que os valores do esquema eram recebidos de empreiteiras e que a distribuição era feita pelo lobista Milton Pascowitch.
INDAS E VINDAS
Após fechar acordo de delação em que citava Dirceu, Fernando Moura passou a isentar o ex-ministro em janeiro e correu risco de ver seu acordo de delação anulado.
Ainda na semana passada, mudou de versão pela segunda vez e voltou a incriminar o petista.
PSDB
Em depoimento à Justiça nesta segunda-feira (1º), José Dirceu insinuou que a indicação de Renato Duque à diretoria de Serviços da Petrobras foi feita pelo PSDB. Ele também mencionou a indicação de Dimas Toledo a Furnas.
Questionado pelo juiz federal Sergio Moro, Dirceu disse que não assumiu compromissos com ninguém sobre a indicação.
"Simplesmente, a indicação do dr. Renato Duque decorreu porque setores do PSDB -não vou dizer que foi o senador e ex-governador Aécio Neves porque ele não conversou isso comigo, não pediu isso para mim- estou dizendo que a informação que me chegou é que havia uma indicação do PSDB, em Furnas, que, aliás, é pública e notória em Minas Gerais, no país, o Dimas Toledo, público e notório, não há nenhuma... Não digo que é oficial do PSDB, pra deixar bem claro, e a indicação do Renato Duque prevaleceu nesse sentido."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60