Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gilmar Mendes é reconduzido ao TSE e vai comandar eleições municipais

Loading...

POLíTICA

Gilmar Mendes é reconduzido ao TSE e vai comandar eleições municipais

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmaram nesta quarta-feira (3) a recondução do colega Gilmar Mendes para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em maio, Gilmar assume a presidência do TSE e vai comandar as eleições municipais deste ano, a primeira em que as empresas estão proibidas de fazerem doações para candidatos e partidos. Essa será a segunda presidência de Gilmar no TSE, que chefiou a Justiça Eleitoral em 2006.
O mandato no TSE é de dois anos. O tribunal é formado por três ministros do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados indicados pelo Supremo e escolhidos pela Presidência da República.
Gilmar Mendes tem dito que pretende deixar como marca de sua passagem no TSE maior rigor no exame das contas de campanha eleitoral.
Segundo dados do TSE, mais de 400 mil candidaturas concorrerão ao pleito municipal, quando serão disputados os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país, envolvendo a análise de registro de candidaturas, disputas eleitorais e prestações de contas.
CASSAÇÃO
Se até maio o TSE não avançar com as quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, os casos também serão concluídos na gestão de Gilmar, que tem feito fortes críticas aos escândalos de corrupção no governo do PT.
A oposição acusa Dilma e seu vice de abuso de abuso de poder econômico e político e apontam ainda suspeitas de que recursos desviados da Petrobras tenham ajudado a financiar a reeleição.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41