Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Humberto Costa é reconduzido à liderança do PT no Senado

Loading...

POLíTICA

Humberto Costa é reconduzido à liderança do PT no Senado

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Sem nomes dispostos a disputar a liderança do PT no Senado, o senador Humberto Costa (PE) acabou sendo reconduzido pelos seus colegas petistas ao posto de líder do partido na Casa em 2016. Esta será a quarta vez que o pernambucano assume o cargo.
No fim do ano passado, Humberto avisou aos outros 12 senadores da bancada que deixaria a liderança para se dedicar às eleições municipais, a fim de ajudar a reconstruir o PT em Pernambuco.
Desde as últimos eleições, o partido perdeu representatividade no Estado. O próprio senador acabou sendo derrotado quando concorreu à prefeitura do Recife em 2012. Dos 13 prefeitos eleitos pelo partido em 2012, quatro deixaram a sigla ao longo dos anos. Além disso, o senador diz ter se cansado da liderança.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (3), no entanto, os senadores avaliaram que o melhor seria manter Costa na liderança. O senador Paulo Rocha (PA) chegou a se colocar como uma possível alternativa mas desistiu da candidatura.
"Houve um entendimento que, exatamente pelo momento de dificuldade, pelo fato até de que nos últimos dois anos, que foram de dificuldades também, nós termos conduzido a bancada, seria mais interessante que alguém já com alguma experiência pudesse fazer esse trabalho e eu não pude me furtar a essa responsabilidade", afirmou Costa após a reunião.
O petista afirmou ainda que ficou acordado uma distribuição de tarefas entre os demais senadores do partido no auxílio à liderança. Um dos exemplos citados por ele é a abertura de espaço para que parlamentares identificados com determinados temas possam conduzir a posição da bancada durante votações de projetos relacionados.
Líder do PT pela terceira vez consecutiva, e com uma passagem pelo cargo em 2011, Costa afirmou que a bancada deverá contribuir no debate sobre as polêmicas propostas defendidas pela presidente Dilma Rousseff para retomar o crescimento da economia no país, como a recriação da CPMF.
"A CPMF é um tema que a bancada já absorve razoavelmente bem. Outras bancadas é que têm mais dificuldades. Eu, hoje diria que não temos votos para aprovar essa matéria. Mas vamos procurar construir. A pauta que temos, a agenda que temos, o PT pode trabalhar de forma unificada", disse.
Sobre a reforma da Previdência, também proposta pelo governo, Costa afirmou que é possível que haja um consenso dentro da bancada para uma eventual aprovação. Os dois temas são espinhosos para os petistas por ir contra bandeiras históricas do partido.
Como a Folha de S.Paulo mostrou nesta terça (1º), o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que uma proposta neste sentido será enviada ao Congresso ainda no primeiro semestre do ano, com a unificação no longo prazo de todos os regimes previdenciários.
A manutenção da liderança do PT deve dar um alívio ao Palácio do Planalto, que considerava preocupante a saída do senador. Isso porque uma troca no comando do principal partido da base do governo Dilma neste momento poderia acabar trazendo problemas em um momento em que ela precisa angariar mais apoio no Congresso.
O próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a Costa, no fim do ano passado, que ele permanecesse no cargo por mais um período porque avalia que este não é o momento do senador sair do posto.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41