Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula e advogados traçam defesa por tríplex no Guarujá e sítio de Atibaia

Loading...

POLíTICA

Lula e advogados traçam defesa por tríplex no Guarujá e sítio de Atibaia

CATIA SEABRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta sexta-feira (29) com sua equipe de advogados para traçar estratégica jurídica e de comunicação em resposta à operação Triplo X, no âmbito da Lava Jato, e à revelação de que a empreiteira Odebrecht fez a reforma de um sítio ligado à sua família.
A Folha de S.Paulo revelou nesta sexta-feira (29) que a Odebrecht, segundo fornecedores, arcou com a reforma do sítio frequentado pelo ex-presidente em Atibaia.
Uma empresária que forneceu materiais diz que empreiteira gastou ao menos R$ 500 mil com as obras. A empresa nega.
Já a operação Triplo X, deflagrada pela Polícia Federal na quarta (27), mira um apartamento tríplex ligado a Lula no Guarujá, no litoral paulista.
O objetivo da força-tarefa é descobrir se outra empreiteira, a OAS -acusada de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras- buscou beneficiar ilegalmente o ex-presidente por meio do imóvel. É a primeira vez que a operação investiga um negócio diretamente ligado a Lula e seus parentes.
A mulher de Lula, Marisa Letícia, adquiriu a opção de compra do imóvel em 2005 por meio da cooperativa habitacional Bancoop, a antiga titular do prédio. Em 2014, o tríplex foi totalmente reformado pela OAS. Porém, em novembro de 2015, a assessoria de Lula informou que a família havia desistido de ficar com o imóvel.
O recuo ocorreu após as informações sobre o apartamento ganharem visibilidade na imprensa e a Lava Jato levar à prisão o ex-presidente da Bancoop e ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e de executivos da OAS.
ESTRATÉGIA
A estratégia de defesa será desenhada em duas etapas. A assessoria jurídica de Lula se reunirá e, definida a linha de atuação, submeterá a proposta ao ex-presidente.
Uma das ideias é questionar a legitimidade do juiz Sérgio Moro para conduzir o processo sobre a Bancoop.
Apesar da avaliação de petistas de que Lula é alvo da Operação Lava Jato, o ex-presidente tem se esforçado para imprimir tranquilidade à rotina. Desde que foi deflagrada a Triplo X, mantém as reuniões previstas na agenda. Por exemplo, com os ex-ministros Carlos Gabas e Arthur Chioro.
Na quinta-feira, acompanhou a reunião da presidente Dilma Rousseff com o chamado "Conselhão".
Em suas conversas, no entanto, Lula reclama da atuação dos agentes responsáveis pelas investigações e, segundo interlocutores, diz que as operações podem fomentar a disposição de concorrer em 2018.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41