MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PGR envia ao STF parecer contrário a reabertura de inquérito contra tucano

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Em parecer enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), a PGR (Procuradoria-Geral da República) reiterou o pedido de arquivamento de investigação sobre a suposta participação do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) no esquema de c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.01.2016, 17:34:49 Editado em 27.04.2020, 19:53:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Em parecer enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), a PGR (Procuradoria-Geral da República) reiterou o pedido de arquivamento de investigação sobre a suposta participação do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) no esquema de corrupção da Petrobras.
Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os novos elementos apresentados pela Polícia Federal não justificam a reabertura do caso. A palavra final será do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo.
Em outubro, também atendendo a pedido da Procuradoria, Teori determinou o arquivamento do inquérito. A Polícia Federal, em novembro, indicou ao Supremo que só depois de encerrado o processo é que foram concluídas diligências determinadas no curso da investigação e apresentou mais documentações.
O material foi encaminhado para a PGR, que não encontrou indícios para a reabertura do inquérito. Entre o material estava a relação de empresas investigadas na Lava Jato que teriam fechado contratos com o governo de Minas Gerais.
"A documentação encaminhada pela Controladoria do Estado de Minas Gerais destaca a dificuldade de levantar as informações requisitadas, em razão da inexistência de sistemas eletrônicos de gestão orçamentária e financeira em alguns órgãos e estatais, mas participa diversos a empresas investigadas na Operação Lava Jato; todas decorrentes de contratos com as mesmas celebrados pelo governo de Minas Gerais", diz a Procuradoria.
"Temos, portanto, que as novas informações apresentadas não permitem nenhuma relação entre os pagamentos dos contratos celebrados e executados com a suposta entrega de dinheiro em espécie em uma casa não identificada para pessoa não confirmada, havendo mera presunção, por parte de JAYME, não reforçada por nenhuma outra prova", disse Janot.
O suposto envolvimento do tucano foi levantado pelo policial federal Jayme Oliveira Filho, o Careca, homem ligado ao doleiro Alberto Youssef, que teria apontado entrega de R$ 1 milhão, em 2010.
Inicialmente, Careca não soube dizer para qual político repassou o dinheiro. Depois, quando a polícia exibiu uma foto de Anastasia, ele disse que a pessoa era "muito parecida" com o senador.
Youssef não confirmou a informação e, em depoimentos posteriores, Careca permaneceu em silêncio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PGR envia ao STF parecer contrário a reabertura de inquérito contra tucano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!