Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Delcídio não deve fechar delação na Lava Jato, diz defesa do senador

Loading...

POLíTICA

Delcídio não deve fechar delação na Lava Jato, diz defesa do senador

JULIANA COISSI
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Os advogados do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) devem concluir a estratégia de defesa sem recorrer à delação premiada. O criminalista Antonio Figueiredo Basto disse, nesta quarta-feira (20), que deve apresentar sua defesa nos próximos dias e que se baseará em argumentos técnicos para pedir a nulidade da prova que mantém o petista preso.
Delcídio foi preso no dia 25 de novembro, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido de prisão se baseou em uma gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró -que, em seguida, fechou colaboração com o Ministério Público.
Na conversa, um plano de fuga para a Espanha é proposto pelo senador, além de uma mesada de R$ 50 mil, em troca de Cerveró desistir de fechar a delação.
As linhas gerais da defesa já foram concluídas, segundo Figueiredo Basto, e a previsão é apresentá-la nos próximos dias.
O próprio Delcídio, diz o criminalista, não pretende fazer delação. "A minha opinião é que ele [senador] foi iludido, enganado por uma pessoa que ele confiava [Bernardo], que o atraiu para uma arapuca."
Entre os pontos que tornam nula a gravação, segundo Basto, estão o fato de ter sido feita por uma terceira pessoa, o filho de Cerveró, que não é parte do processo. Neste caso, a gravação precisaria de autorização judicial -e, por envolver um senador, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Como a Folha de S.Paulo publicou nesta quarta, a defesa do senador vai pedir a quebra do sigilo telefônico de Bernardo Cerveró. O objetivo é verificar se ele foi orientado a fazer a gravação por procuradores envolvidos na força-tarefa da Lava Jato ou por outras autoridades.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41