Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em busca de acordo, Temer discute reformulação do comando do PMDB

Loading...

POLíTICA

Em busca de acordo, Temer discute reformulação do comando do PMDB

GUSTAVO URIBE E MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Na tentativa de chegar a um consenso que evite uma disputa pelo comando nacional do PMDB, o vice-presidente Michel Temer cedeu aos pedidos da bancada do partido no Senado e aceitou discutir uma reformulação dos principais postos da cúpula nacional da legenda.
Em encontro na noite desta segunda-feira (18), o peemedebista pediu ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) que apresente um desenho de rearranjo, cujo objetivo é contemplar o grupo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e impedir que seja lançada uma candidatura adversária à do vice-presidente, que está à frente do partido desde 2005.
No encontro, ficou acertado também que Jucá tentará reconstruir a ponte entre o vice-presidente e o Senado, rachada desde o final do ano passado.
Os aliados de Renan Calheiros têm feito uma lista de exigências para apoiar a recondução do vice-presidente na convenção nacional do partido, marcada para março.
Além da designação de Romero Jucá (RR) para a primeira vice-presidência do PMDB, eles almejam o posto de presidente do Senado para Eunício Oliveira (CE), atualmente na tesouraria.
Atual primeiro vice-presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp corre por fora para se manter no cargo. No entanto, peemedebistas já consideram que ele poderá ser realocado no comando da Fundação Ulysses Guimarães, entidade partidária responsável pela formação da sigla e com destaque na Executiva Nacional.
A proposta, no entanto, encontra resistência de Michel Temer, que tem hoje à frente da entidade partidária um de seus maiores aliados, Moreira Franco.
Em busca de um acordo, Raupp também tem defendido a proibição da reeleição para o cargo de presidente nacional do PMDB, o que obrigaria a uma renovação em 2018.
Uma decisão nesse sentido teria de passar pela aprovação da convenção nacional do PMDB. Os aliados do vice-presidente lembram, no entanto, que a proibição da reeleição teria de valer também para todos os cargos da Executiva Nacional do PMDB.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41