Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula indicou WTorre para fazer prédio que Petrobras alugou, diz Cerveró

Loading...

POLíTICA

Lula indicou WTorre para fazer prédio que Petrobras alugou, diz Cerveró

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró revelou a investigadores da Lava Jato, durante as tratativas de sua delação premiada assinada em novembro, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi responsável pela indicação da construtora WTorre Engenharia para a obra de um prédio no centro do Rio que abriga funcionários da estatal desde 2013.
A informação está no conjunto que anexos feitos por Cerveró e sua defesa que foram encontrados no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na Lava Jato sob acusação de tentar atrapalhar as investigações da operação. A informação foi revelada pela jornal "O Estado de S. Paulo" nesta quarta (13).
O prédio, avaliado em R$ 1,2 bilhão e com 115 mil metros quadrados de área construída, é o local de trabalho de 10 mil empregados da estatal.
Segundo o delator, ele soube da indicação de Lula pelo ex-diretor da estatal Renato Duque, que também foi preso no âmbito da operação.
"Sabe que a indicação de Walter Torre foi feita pelo presidente Lula, porque Renato Duque comentou na reunião da Diretoria onde foi apresentado o projeto", disse Cerveró no documento citando o nome do proprietário da WTorre.
No anexo, ele afirma que o projeto original, sugerido pelo dono da construtora, era erguer um prédio de 150 andares.
"Destaque-se a sugestão do Walter Torre feita ao presidente Lula de construir o maior prédio do mundo da altura de 400 metros (150 andares) maior que o Pão de Açúcar, que não foi adiante pelo absurdo da obra e pelo impacto que causaria na cidade", diz o documento, divulgado pelo jornal.
Cerveró também relatou que o presidente da Petrobras na época, José Sérgio Gabrielli, rejeitou as sugestões de comissão que analisou opções para a construção. "Por 3 vezes esta comissão apresentou alternativas de aluguel de prédios próximos a Petrobras e que foram recusadas por decisão de Gabrielli, que levantou uma série de questões para obstar a escolha. Até que foi finalmente aprovada a proposta da WTorre."
A Petrobras é locatária do edifício até 2029. O contrato é de cerca de R$ 100 milhões ao ano por esse período.
OUTRO LADO
A WTorre declarou que as características do edifício e o valor do aluguel são compatíveis com preços praticados pelo mercado imobiliário. Segundo a construtora, o contrato com a Petrobras é público.
O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli disse que as decisões referentes à construção do edifício foram baseadas em pareceres técnicos e em conjunto com a Diretoria Executiva da estatal.
O Instituto Lula não comentou o caso.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60