Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pela primeira vez, Senado Federal terá banheiro feminino dentro do plenário

Loading...

POLíTICA

Pela primeira vez, Senado Federal terá banheiro feminino dentro do plenário

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Pela primeira vez desde 1960 -quando não havia uma única senadora no país-, o plenário do Senado terá um banheiro feminino. O lavatório masculino que existe próximo à tribuna e à Mesa Diretora, na qual se instala a cúpula da Casa durante as sessões, está sendo reformado para abrigar também um espaço destinado às mulheres.
A obra é fruto da reivindicação da bancada feminina, que atualmente tem 12 senadoras. Até o fim do ano passado, elas precisavam usar um banheiro localizado no chamado "cafezinho", lanchonete adjacente ao plenário onde os parlamentares fazem refeições. Na atual legislatura, as mulheres representam apenas 15% dos 81 senadores.
Na Câmara, deputados e deputadas utilizam banheiros localizados no cafezinho do plenário. Com 513 parlamentares, a Casa tem apenas 53 deputadas.
A construção no Senado ensejou até mesmo o encerramento antecipado do ano legislativo de 2015. Em 17 de dezembro, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou o recesso legislativo e informou aos parlamentares que as atividades da semana seguinte, até o dia 23, estavam suspensas devido à reforma.
A obra deverá ser concluída até a retomada dos trabalhos, em 1º de fevereiro. De acordo com o contrato estabelecido para a execução da reforma, ela deverá custar até R$ 35,8 mil.
REPRESENTAÇÃO
Apesar de as mulheres serem a maior parte da população, cerca de 51% de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a representação feminina na política no país ainda é considerada ruim.
O mapa "Mulheres na Política 2015", elaborado pelo ONU (Organização das Nações Unidas) apontou que o Brasil ocupa apenas a 124ª posição em um ranking de 188 países em relação à igualdade de gênero e à participação de mulheres na vida pública. Na América Latina, o país está a frente apenas do Haiti.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60