MAIS LIDAS
VER TODOS

TURISMO

PR estimula estudantes da rede municipal a valorizar turismo regional

O objetivo é capacitar professores para incentivar a prática da atividade turística e desenvolver a cultura de lazer entre crianças e jovens

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2024, 11:08:35 Editado em 17.01.2024, 11:08:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Capacitar professores da rede pública de ensino para incentivar a prática da atividade turística e desenvolver a cultura de lazer entre crianças e jovens. Esse é o objetivo do programa Turismo na Escola, ação desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com as Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e as prefeituras.

continua após publicidade

No ano passado, o programa impactou 1.370 alunos de oito escolas municipais da região turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado), com o desenvolvimento de 30 projetos na temática do turismo. Em 2024, a proposta é expandir a ação para outras Regiões Turísticas do Paraná.

“É uma ação que já vem mostrando resultados positivos. A ideia é que os jovens estudantes valorizem o turismo como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

continua após publicidade

Para a coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Ampére, Rosane Vasileski dos Santos, a criança ganha muito na sua aprendizagem quando desenvolve projetos que vão além dos muros da escola. De acordo com ela, todas as práticas envolveram não apenas alunos e professores, mas toda a comunidade escolar.

- LEIA MAIS: Duplicação entre Guaratuba e Garuva terá 12,8 quilômetros; confira

“Sempre abordamos turmas de 4º e 5º ano por serem maiores. Um dos pontos mais impactantes foi a produção do porco pizza, eleito prato típico do município de Ampére. Outra experiência bacana foi a visita à Cratera Vista Alegre, em Coronel Vivida, onde os alunos contaram para toda a comunidade escolar, depois do passeio, a história de formação dela e a importância desse ponto turístico”, afirma.

continua após publicidade

Ao invés da massa tradicional, a base do “porco pizza” é a carne de porco desossado. Este foi eleito o prato típico da cidade de Ampére em 2011. A atividade foi desenvolvida pela Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt. Segundo a diretora da instituição, Luciane Morandi Santolin, apresentar aos alunos o prato típico da cidade despertou nas crianças um senso de pertencimento, uma vez que, por meio de uma receita local, eles passaram a entender um pouco mais sobre a função do turismo regional, atraindo pessoas de fora que chegam à cidade em busca da iguaria.

“Para realizar o almoço com as crianças, houve uma grande interação entre a escola e as famílias que, por vezes, também não conheciam a história do porco pizza. Agora, os nossos alunos já sabem qual é o prato típico de Ampére e alunos de outros anos já ficaram ansiosos para experimentar o prato que representa a cidade”, complementa.

ECOTURISMO:

continua após publicidade

Com cerca de nove quilômetros de diâmetro a cratera Vista Alegre está localizada no município de Coronel Vivida – é resultado da colisão de um meteorito com o solo há pelo menos 130 milhões de anos. Para ter acesso com segurança é recomendado contratar o serviço de um guia turístico.

A visita ao local foi dos estudantes da Escola Municipal José Arnoldo Dresch, também de Ampére. O local foi escolhido pela equipe de professores e coordenadores, com base nos conteúdos trabalhados em aula sobre formações geológicas semelhantes.

continua após publicidade

Rejane Alves dos Santos Hardt, coordenadora pedagógica da escola, conta que os alunos realizaram trabalhos manuais, como desenhos e maquetes, em dois momentos: um antes e outro após a visita ao local. O intuito era fazer uma comparação com as crianças sobre o que elas esperavam encontrar e o que de fato viram.

“A maioria dos alunos e dos pais não sabiam da existência da Cratera de Vista Alegre e ficaram impressionados com o passeio. Alguns alunos saíram de lá querendo levar os pais para conhecer, disseminando o conhecimento na família. Este projeto contribui muito para todos os envolvidos, pois é uma motivação para conhecer algo novo”, afirma.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

TURISMO NA ESCOLA:

No curso de capacitação ofertado pela Secretaria de Estado do Turismo, os professores e pedagogos tomam ciência da relevância do turismo para a economia local. Eles também conhecem a segmentação do setor e como ele pode ser trabalhado com os estudantes. É possível realizar projetos ligados ao ecoturismo, turismo cultural, religioso, étnico, náutico, de aventura, turismo de sol e praia, rural, de negócios e eventos, de esportes, e turismo técnico e cientifico.

Cada município vai desenvolver ações de acordo com o potencial da sua região. As IGRs descreverão o que será abordado com os estudantes através de seus planos de trabalho apresentados à SETU. Atualmente, a pasta estadual está na fase de diálogo com as 19 IGRs do Estado para analisar as propostas e selecionar a linha de atuação para este ano. Acesse AQUI a Cartilha do Turismo na Escola e veja as segmentações do setor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR estimula estudantes da rede municipal a valorizar turismo regional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!