MAIS LIDAS
VER TODOS

NATUREZA FASCINANTE

Árvore 'canibal' é descoberta no Paraná por pesquisadores da UFPR

A novidade foi registrada em uma plantação de pínus, na região da cidade de Jaguariaíva

Da Redação

·
O solo do local é considerado pouco fértil
Icone Camera Foto por Reprodução
O solo do local é considerado pouco fértil
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.11.2023, 16:28:35 Editado em 22.11.2023, 16:28:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma árvore "canibal" foi descoberta na região da cidade de Jaguariaíva, no nordeste do Paraná, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A instituição de ensino superior publicou um estudo no periódico científico "Forest Systems" recentemente detalhando a novidade.

continua após publicidade

A descoberta aconteceu em uma plantação de pínus, em um solo pouco fértil. Os pesquisadores notaram que um dos pínus obtém nutrientes para fazer crescer a raiz em troncos de pinheiros em decomposição.

- LEIA MAIS: Gêmeas idênticas comemoram aniversário de 100 anos juntas

continua após publicidade

Devido à escassez de sais minerais, o fenômeno chamado de "fitocanibalismo" é uma estratégia das plantas para conseguir a fertilidade de outras plantas para sobreviver. "Quando suas companheiras sucumbem à morte, as raízes das plantas sobreviventes se estendem", detalham os pesquisadores na publicação.

O que é o pínus?

O pínus é uma espécie originária do hemisfério norte. No Brasil, diversas espécies foram introduzidas há mais de cem anos, trazidas pelos imigrantes europeus. Atualmente, as espécies mais plantadas para fins produtivos são oriundas do Leste e Sudeste dos Estados Unidos.

O gênero Pinus apresenta mais de 100 espécies. No país, foi utilizado inicialmente para fins ornamentais. Somente a partir da década de 1960 é que se iniciou o plantio de pínus em escala comercial, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A sua madeira é usada, principalmente, pelas indústrias de madeira serrada e laminada, chapas, resina, celulose e papel.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Árvore 'canibal' é descoberta no Paraná por pesquisadores da UFPR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!