MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Alunos de universidades do PR podem fazer pós na UFPR; saiba como

O projeto oferece, atualmente, vagas ilimitadas

Da Redação

·
As matrículas seguem abertas até 4 de março
Icone Camera Foto por Aline Jasper/UEPG
As matrículas seguem abertas até 4 de março
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2024, 16:35:07 Editado em 20.02.2024, 16:35:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estudantes e professores de cursos de pós-graduação das universidades estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e Oeste do Paraná (Unioeste) podem se inscrever em disciplinas transversais promovidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos irão abordar temas pertinentes a diferentes áreas do conhecimento e serão ofertados exclusivamente na modalidade remota. As matrículas seguem abertas até 4 de março.

continua após publicidade

O projeto é coordenado pela UFPR, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e desenvolvido em parceria com mais oito instituições públicas paranaenses, incluindo as demais universidades estaduais. As disciplinas contam com professores colaboradores e convidados dessas e de outras instituições de ensino, com o objetivo de favorecer a integração e a troca de experiências entre os diversos programas de pesquisa.

Atualmente, a iniciativa é composta por nove disciplinas distribuídas nos dois semestres letivos. No primeiro semestre serão ofertadas as disciplinas de Metodologia de Pesquisa Científica, Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, Inovação e Empreendedorismo e Divulgação Cientifica e Popularização da Ciência.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Rede estadual abre inscrições para contratar professores; saiba mais

Serão abordados pelas disciplinas, entre outros conteúdos, questões fundamentais da pesquisa científica, técnicas e critérios para a produção de trabalhos acadêmicos, noções de estatística, métodos descritivos de visualização de dados, modelos estatísticos, fundamentos de economia, ferramentas de inovação, fundamentos de marketing, conceito de divulgação científica, comunicação pública da ciência e noções para a produção de conteúdos.

Acadêmicos vinculados à UEM, à UEPG e à Unioeste devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação de cada universidade e solicitar a matrícula na disciplina. As aulas serão ministradas ao vivo, de forma síncrona, com registro de presença na plataforma Moodle, da UFPR. A equivalência dos créditos das disciplinas não ocorre automaticamente. É necessário que o estudante solicite o aproveitamento, podendo ser utilizado para equivaler uma disciplina da grade convencional, a critério do colegiado do programa de pesquisa.

continua após publicidade

Criado em 2017 com apenas a disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês e um total de 520 vagas nas modalidades remota e presencial, o projeto oferece, atualmente, vagas ilimitadas em função do modelo exclusivamente online.

Serviço:

Projeto Disciplinas Transversais – 1º Semestre de 2024

continua após publicidade

Inscrições: até 4 de março

UEM

continua após publicidade

Responsável: Luciane Menchon Moura (agente universitária)

Telefone: (44) 3011-4364

E-mail: dpgapoiopos@gmail.com

continua após publicidade

UEPG

Responsável: José Danilo Szezech Junior (diretor de Pós-Graduação)

Telefone: (42) 3220-3789

E-mail: dpg@uepg.br

UNIOESTE

Responsável: Larissa Inês Squinzani (técnico administrativo)

Telefone: (45) 3220-3039

E-mail: prppg.transversal@unioeste.br

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos de universidades do PR podem fazer pós na UFPR; saiba como"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!