Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maringá será sede do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste

Loading...

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Maringá será sede do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste

Maringá será sede do I Fórum de Cidades Digitais do NoroesteEvento debate soluções tecnológicas para o desenvolvimento econômico e social da região

Está marcado para o dia 14 de abril, a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, que irá reunir prefeitos, gestores, empresários, vereadores e todos os interessados para tratar de iniciativas que aprimorem os serviços públicos nos municípios da região. A promoção é da Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Maringá com o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/

Maringá é considerada uma das cidades mais inteligentes do país, fato que na opinião do diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, a referencia para polarizar o encontro que pretende contribuir com o planejamento das demais localidades que integram, principalmente, a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). 

O diretor da RCD adianta que a ideia é apresentar soluções, iniciativas, políticas públicas e linhas de financiamento para o setor. “A tecnologia é transversal a todos os setores de uma gestão e por este motivo precisa ser incorporada no plano de desenvolvimento das cidades. O Fórum será importante para a troca de experiências entre os gestores e para conhecermos o que a região tem feito neste sentido”, salientou Marinho.  

Entre as cidades digitais do Noroeste está Engenheiro Beltrão, uma das pioneiras no Estado a implantar, em 2009, o projeto chamado de EBonline. A iniciativa é reconhecida, principalmente, por levar internet gratuita, com velocidade de 1MB, para a população, incluindo a zona rural. Além de fomentar a inclusão social e digital, a Prefeitura viu a arrecadação dar um salto - passou de 40% para 80% do total -, já que para ter a internet gratuita o cidadão precisa estar em dia com os impostos municipais.

Outro projeto de destaque dentro do EBonline consiste no uso de notebooks por todos os alunos do ensino fundamental. “Através de uma plataforma virtual as crianças podem assistir vídeo aulas, os pais podem acompanhar o desenvolvimento delas também e conversar com os professores”, exemplifica o secretário de Gestão da Secretaria Integrada de Engenheiro, Marcelo Reino de Castro Vieira, acrescentando que a infraestrutura tecnológica do município também possibilitou, entre outras ações, melhorar a segurança pública através de um sistema de videomonitoramento colocado em pontos estratégicos da cidade. 

No Paraná - O mapa das cidades digitais desenvolvido pela RCD mostra que no Paraná pelo menos 99 municípios possuem iniciativas na área. No processo de levantamento de dados, cinco diferentes critérios são utilizados pela RCD para a classificação de uma localidade com iniciativas de Cidade Digital, entre eles o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web; ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico; uso de ferramentas de georreferenciamento e de câmeras de monitoramento para vigilância. 

O sistema é atualizado diariamente a partir de informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras, governos estaduais, imprensa e mapeamentos feitos pela Rede Cidade Digital. A lista completa está disponível pelohttp://redecidadedigital.com.br/

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60