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Levantamento dos danos causados pelas chuvas em Londrina é concluído

A Prefeitura de Londrina concluiu nesta semana o levantamento sobre os prejuízos causados pela chuva do dia 11 de janeiro na cidade. O valor total dos danos materiais foi de R$ 95.123.975,44, incluindo danos em instalações públicas, em unidades habitacion

Da Redação

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Zona Sul de Londrina está isolada devido à queda de barreiras (Foto: Gracielly Terziotti/arquivo pessoal)
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Zona Sul de Londrina está isolada devido à queda de barreiras (Foto: Gracielly Terziotti/arquivo pessoal)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2016, 23:23:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:28
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A Prefeitura de Londrina concluiu nesta semana o levantamento sobre os prejuízos causados pela chuva do dia 11 de janeiro na cidade. O valor total dos danos materiais foi de R$ 95.123.975,44, incluindo danos em instalações públicas, em unidades habitacionais e em obras de infraestrutura pública nas áreas urbana e rural.

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O levantamento foi realizado por todas as secretarias, autarquias e fundações municipais, além da Sanepar e Copel, para o preenchimento do Formulário de Informações de Desastre (FIDE). O formulário foi preenchido com apoio de integrantes da Defesa Civil Estadual e o governo do Estado reconheceu o decreto de Situação de Emergência do município, assinado no dia 12 de janeiro pelo prefeito Alexandre Kireeff.

Na última terça-feira (19), o Município entregou um ofício ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, solicitando um aporte financeiro de R$ 92.940.550,00, referente ao valor dos prejuízos contabilizados até a última segunda-feira (18). Kireeff destacou que a conclusão do levantamento é uma etapa fundamental para o reconhecimento da situação de emergência em Londrina, perante os governos estadual e federal, e foi cumprido dentro do prazo.

O volume do prejuízo evidencia a necessidade de parceria com os governos estadual e federal, para que possamos fazer frente ao desafio de maneira rápida”, disse. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, além do FIDE, o município também registrou o ocorrido no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do governo federal.


Confira o levantamento dos danos por categorias:


Danos humanos
: * O total de pessoas afetadas pela chuva foi de 52.777, incluindo as prejudicadas em decorrência de danos estruturais em suas residências, devido as interdições nas rodovias e pontes, por serem impedidas de se descolarem na zona rural, por atraso em exames médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os alunos pela reorganização do início do ano letivo. O montante inclui pessoas que foram desabrigadas ou desalojadas.

* Abastecimento de água e energia – Aproximadamente 370 mil pessoas foram afetadas em razão do desabastecimento de água e 45 mil em virtude do corte de energia elétrica. Danos materiais:

* Danos em obras de infraestrutura pública nas áreas urbana e rural – Aproximadamente 30 estruturas urbanas atingidas, sendo 10 destruídas e 20 danificadas. Na área rural, foram afetadas várias estradas, com aproximadamente 400 km danificados; 34 pontes afetadas, sendo 10 totalmente destruídas e 24 danificadas, perfazendo um total de R$ 61.469.550,00.

* Danos nas instalações públicas de ensino
, em 78 unidades escolares que apresentaram diversos tipos problemas, incluindo a parte estrutural, rede elétrica e hidráulica, totalizando R$ 17.000.000,00.

* Danos estruturais nas instalações públicas de saúde, em 21 UBS, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Maternidade, Policlínica, e DST/AIDs, totalizando R$ 603.125,44.

* Danos nas instalações públicas prestadoras de outros serviços – Duas capela mortuárias interditadas por danos estruturais e um cemitério que teve sua estrutura danificada, totalizando R$ 6.300,00. * Danos nas instalações públicas de uso comunitário, nos Parques Ambientais Arthur Thomas e Daissaku Ikeda, no valor de R$ 8.500.000,00 * Danos em 503 unidades habitacionais, registradas por meio de solicitação à Defesa Civil e complementadas por levantamento feito pela Cohab, totalizando R$ 7.545.000,00.

Fonte: Prefeitura de Londrina

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