MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Eclipse solar total é programa de maior audiência da Nasa

SÓ PODE SER PUBLICADO COM ASSINATURA SALVADOR NOGUEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A comoção era prevista e foi confirmada. O eclipse solar desta segunda-feira (21) foi o programa de maior audiência da história da Nasa, desde que ela começou a transmitir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2017, 21:20:08 Editado em 21.08.2017, 21:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÓ PODE SER PUBLICADO COM ASSINATURA

continua após publicidade

SALVADOR NOGUEIRA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A comoção era prevista e foi confirmada. O eclipse solar desta segunda-feira (21) foi o programa de maior audiência da história da Nasa, desde que ela começou a transmitir eventos ao vivo pela internet.

continua após publicidade

Em meados da tarde, a transmissão oficial da agência espacial americana já havia atingido 4,4 milhões de pessoas e respondia por 87% de todo o tráfego de internet dos sites ligados ao governo americano.

Até mesmo o presidente americano, Donald Trump, entrou na onda da observação do eclipse e foi flagrado observando o Sol --sem qualquer forma de proteção para a visão, apesar de todas as recomendações no sentido contrário exaustivamente divulgadas nos últimos dias.

Eclipses solares são fenômenos relativamente comuns e acontecem em média, em algum lugar do mundo, a cada dois anos. Às vezes, a frequência é menor.

continua após publicidade

Neste ano, já é o segundo. O fenômeno acontece quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, passa à frente do Sol, projetando uma sombra sobre o planeta.

O que tornou o de hoje especial foi o fato de a faixa em que o eclipse é total cruzar o território dos EUA de oeste a leste. Com isso, muitas regiões habitadas foram agraciadas pela oportunidade de ver o fenômeno.

O evento também teve uma intensa bateria de observações. Aviões e mais de 50 balões estratosféricos foram lançados.

continua após publicidade

Um deles, ligado ao Projeto Kuaray, da Universidade de Brasília e do Clube de Astronomia de Brasília, filmou o eclipse em 360 graus.

Tratou-se também de importante ocasião para estudar a coroa solar --a atmosfera estendida de nossa estrela, ainda pouco compreendida e de difícil observação da Terra, salvo quando há um eclipse.

continua após publicidade

NA TERRA E NO CÉU

E até mesmo da Estação Espacial Internacional, numa órbita a 400 km de altitude, o eclipse foi observado e registrado. Lá, de um ponto de vista privilegiado, os astronautas viram com clareza a sombra da Lua avançando sobre a Terra.

No Brasil, o fenômeno foi visível apenas de forma parcial, nas regiões Norte e Nordeste, e foi acompanhado por centenas de pessoas reunidas em pontos de encontro de observação nas principais capitais.

Quem perdeu, não precisará esperar muito para ver um novo eclipse total do Sol. O próximo acontece no dia 2 de julho de 2019, e a faixa da totalidade vai cruzar Chile e Argentina. No sul do Brasil o fenômeno será parcial.

Nos EUA, o próximo eclipse total acontecerá em 2023 (na verdade, será anular, em que ainda resta um anel do Sol exposto). Nessa mesma ocasião, a faixa da fase anular cruzará o Norte e o Nordeste do Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Eclipse solar total é programa de maior audiência da Nasa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!