MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Regime venezuelano anuncia prisão de líderes de ataque a base militar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, anunciou nesta sexta-feira (11) a prisão dos militares que lideraram o ataque a uma base militar de Valencia, a 167 km de Caracas, no último domingo (6). A ação começ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2017, 22:50:07 Editado em 11.08.2017, 22:50:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, anunciou nesta sexta-feira (11) a prisão dos militares que lideraram o ataque a uma base militar de Valencia, a 167 km de Caracas, no último domingo (6).

continua após publicidade

A ação começou quando homens armados com roupas camufladas entraram no Forte Paramacay. Minutos depois, foi divulgado um vídeo em que os invasores diziam ter atuado para "restabelecer a ordem constitucional".

Segundo Padrino López, o ex-capitão Juan Caguaripano, que discursa na gravação, e o tenente Yefferson García dos Ramos, responsável pela vigilância ao paiol de armas roubado da base, foram presos em Caracas.

continua após publicidade

"Esta captura foi um duro golpe ao terrorismo fascista que a direita pôs em prática. Quem traia a pátria e aponte armas contra as Forças Armadas e o povo receberão um castigo exemplar", disse, em uma rede social.

O ataque deixou dois mortos, um ferido e oito presos, todos civis. O ministério afirma que os rebeldes roubaram ao menos 80 fuzis e milhares de cartuchos, além de granadas —parte do armamento já foi recuperado.

No vídeo, o homem que se diz Caguaripano declarou que seu grupo se rebelava contra Nicolás Maduro, dando início ao que chamou de "Operação Davi". "Essa é uma ação cívica e militar para restaurar a ordem constitucional."

continua após publicidade

O ex-capitão estava foragido há três anos, acusado de planejar um golpe de Estado. Os dois deverão ser julgados pela Justiça Militar por traição à pátria e conspiração, o que deve levar a penas de mais de 30 anos de prisão.

Desde o ataque, surgiram outros vídeos de pessoas que se dizem parte da "Operação Davi" e da "Resistência", como se autodenominam os manifestantes que entram em confronto com a polícia nos protestos contra Maduro.

Dentre eles, está o ex-policial Óscar Pérez, que sobrevoou Caracas com um helicóptero da polícia e atacou a sede do Judiciário em junho. Não se sabe, porém, se há relação entre esses grupos ou lideranças por trás deles.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Regime venezuelano anuncia prisão de líderes de ataque a base militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!