Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA - Constituinte ratifica ditador Maduro como presidente da Venezuela

Loading...

GERAL

ATUALIZADA - Constituinte ratifica ditador Maduro como presidente da Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A polêmica Assembleia Constituinte da Venezuela confirmou Nicolas Maduro como presidente do país após o ditador afirmar que está subordinado aos poderes do órgão.

De acordo com a presidente da Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, a decisão foi tomada por unanimidade.

"Se ratifica o cidadão Nicolás Maduro [...] como presidente constitucional da República Bolivariana da Venezuela, chefe de Estado e do governo, e comandante em chefe das Forças Armadas", disse o constituinte e ex-vice-presidente venezuelano Aristóbulo Istúriz.

Os 545 membros da Constituinte -todos chavistas- aplaudiram a decisão de pé no Palácio Legislativo, em um salão onde a maioria opositora costuma se reunir. A oposição se recusou a participar da eleição da Constituinte e acusa o órgão de "fraude" para proteger "uma ditadura".

"Hoje temos a Assembleia Nacional Constituinte e venho a reconhecer os seus poderes plenipotenciários, soberanos, originários e magnos", disse Maduro.

O restante dos poderes venezuelanos não declarou publicamente sua subordinação à Assembleia Constituinte que, dias atrás, destituiu a procuradora-geral, Luisa Ortega. De acordo com Rodríguez, a Constituinte -que deve reescrever a Constituição venezuelana- terá o poder de dissolver o resto dos poderes públicos e seus funcionários.

Antes, o líder Maduro pediu para se reunir pessoalmente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e lançou lei para punir opositores por protestos. Em junho, os EUA anunciaram sanções econômicas ao ditador venezuelano por manter a Constituinte.

Chanceleres de vários países latino-americanos reunidos em Lima na terça-feira (8) condenaram a "ruptura democrática" na Venezuela após a instalação da Constituinte.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias