Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA- Poeta, ensaísta e compositor Antonio Cicero é eleito imortal

Loading...

GERAL

ATUALIZADA- Poeta, ensaísta e compositor Antonio Cicero é eleito imortal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O escritor Antonio Cicero foi eleito nesta quinta (10), por 30 votos a 4, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele ocupará a cadeira número 27, que pertencia ao professor, crítico e escritor Eduardo Portella (1932-2017). Essa foi a terceira vez que o poeta, ensaísta e compositor concorreu.

Nascido em 1945, o carioca lançou há pouco a coletânea de ensaios "A Poesia e a Crítica" (Companhia das Letras, 2017), que analisa aspectos da poesia e da cultura contemporânea. Também escreveu livros de poemas como "A Cidade dos Livros" (Record, 2002).

O escritor ficou conhecido no fim dos anos 1970 em razão de parceria com Marina Lima, sua irmã. Juntos, lançaram músicas como "Fullgás" e "Pra Começar". Cicero compunha as letras, musicadas por ela.

Ele é o segundo escritor e compositor eleito nos últimos meses -Geraldinho Carneiro foi escolhido em 2016. Para Cicero, o reconhecimento do valor literário da canção é uma tendência mundial, principalmente depois do Nobel de Literatura a Bob Dylan em 2016.

"Sempre digo: a poesia ocidental começou na Grécia e era o que hoje chamamos de letra de música." A cadeira a ser ocupada por Cicero pertenceu inicialmente ao escritor Joaquim Nabuco (1849-1910). Dez pessoas concorreram a essa vaga, entre eles o escritor e político Alfredo Sirkis.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias