MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Justiça dá 5 dias para manifestantes desocuparem a Câmara de São Paulo

GUILHERME SETO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça deferiu o mandado de reintegração de posse da Câmara Municipal de São Paulo, que foi invadida por cerca de 70 manifestantes nesta quinta-feira (10), e deu cinco dias a contar da data da intimação para

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2017, 17:15:09 Editado em 10.08.2017, 17:15:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME SETO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça deferiu o mandado de reintegração de posse da Câmara Municipal de São Paulo, que foi invadida por cerca de 70 manifestantes nesta quinta-feira (10), e deu cinco dias a contar da data da intimação para que eles deixem o espaço voluntariamente. A decisão foi tomada levando em conta que os trabalhos dos vereadores "não foram inteiramente paralisados" e que o grupo de manifestantes é majoritariamente composto por estudantes.

"As notícias juntadas com a petição inicial dão conta de que se trata de jovens estudantes. Há ainda notícia de que a sessão foi transferida para outro recinto da Câmara Municipal, o que indica que os trabalhos não foram inteiramente paralisados. A ser assim, considerando o princípio da razoabilidade, fixo o prazo improrrogável de cinco dias para a desocupação voluntária", diz a decisão.

continua após publicidade

"Após o transcurso do prazo sem cumprimento da ordem, fica autorizada a manutenção/reintegração de posse. A ordem deverá ser cumprida sem o uso de nenhuma arma, ainda que não letal, pois a situação fática e a natureza dos ocupantes (jovens estudantes, reitero mais uma vez) recomenda que assim seja realizada", continua.

Os manifestantes protestam contra o pacote de privatizações pretendido pelo prefeito João Doria (PSDB). Os planos do tucano preveem a concessão à iniciativa privada de parques e cemitérios. Também está prevista a venda do autódromo de Interlagos e do complexo do Anhembi. Parte dos projetos já foi aprovada em primeira votação na câmara.

"Não vamos aceitar propostas de privatização sem que a população seja ouvida. Exigimos um plebiscito", disse Gabriela Ferro, representante do Movimento Juntos.

continua após publicidade

O grupo também exige a revogação das restrições impostas ao uso do passe livre estudantil. O benefício sofreu corte de oito embarques em 24 horas para até quatro embarques num período de duas horas em duas vezes ao dia.

A manifestação segue pacífica. Estão no local representantes do Movimento Juntos, Une (União Nacional dos Estudantes), DCE (Diretório Central de Estudantes) da USP e Passe Livre.

Nesta quinta (10), o prefeito João Doria declarou que a ocupação só faz com que os vereadores tenham "mais vontade" de aprovar os projetos de privatização e concessão de equipamentos públicos elaborados pelo Executivo.

"Aumenta o nosso desejo, tanto do Executivo como do Legislativo, de seguir adiante no programa de desestatização e de privatização. Aliás, esse é o caminho que o Brasil precisa. Precisamos de um Estado mais eficiente, produtivo, menos gorduroso", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Justiça dá 5 dias para manifestantes desocuparem a Câmara de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!