Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ciclista acha fóssil de dinossauro de quase um metro no interior de SP

Loading...

GERAL

Ciclista acha fóssil de dinossauro de quase um metro no interior de SP

MARCELO TOLEDO

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Ao sair para fazer trilha na zona rural de Monte Alto (a 356 km de São Paulo), o comerciante André Giacherini, 23, nem imaginava o que iria descobrir. Parou para esperar um amigo descer um trecho do percurso e, ao olhar para o lado, encontrou algo suspeito.

Começou a tirar a terra que encobria o objeto e, amante da paleontologia e conhecedor da fama da cidade, suspeitou de imediato se tratar de fósseis de dinossauro. Em seguida, acionou o Museu de Paleontologia de Monte Alto.

Uma força-tarefa de técnicos de escavação e paleontólogos foi ao local para recolher os fósseis. Após estudos, os especialistas confirmaram que a ossada era de um animal herbívoro da família dos titanossauros, com comprimento entre 15 e 16 metros, que provavelmente viveu há 80 milhões de anos. O fóssil encontrado tinha 90 cm comprimento e cerca de 60 cm de largura, segundo a paleontóloga Sandra Aparecida Simionato Tavares, diretora do museu.

"Poderia passar batido se fosse alguém que não gosta de paleontologia. Sorte que foi ele que encontrou e desconfiou", disse a diretora.

Giacherini, que pela primeira vez fazia trilha no local, disse que chegou a ficar em dúvida ao encontrar o fóssil. "Ao limpar a terra, encontrei um pedaço de uns 25 cm, só a superfície. Aí avisei o museu e foram escavar. Todos ficamos impressionados com o tamanho dele", disse. A retirada do fóssil ocorreu no último dia 26.

Ele vai se juntar aos cerca de 500 fósseis já catalogados existentes no museu. A primeira descoberta ocorreu em 1984 e, assim como a mais recente, se deu por acaso.

"A cidade teve uma forte chuva e a menina, à época, saiu para procurar um bezerro que tinha sumido quando viu uma marca totalmente branca na rocha. Ele foi coletado no ano seguinte", disse a diretora.

Um grande campo de fósseis no município foi encontrado em 1997 e impulsionou as escavações em busca de fósseis de dinossauros na cidade.

EXPLORAÇÃO

"Estamos em cima de rochas que contêm fósseis, isso é fato. Em alguns pontos, a rocha sedimentar aflora, começa a se desgastar e os fósseis aparecem."

A partir da descoberta de Giacherini, o local em que o fóssil foi descoberto será pesquisado por paleontólogos. "A esperança é de que haja mais lá."

O museu de Monte Alto, que completou 25 anos neste ano, está fechado para reformas desde abril do ano passado. A previsão é que seja reaberto a visitação até o final deste ano, após reformas que pretendem deixa-lo também mais didático, além de acessível a todos. O investimento total é de cerca de R$ 400 mil.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias