Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

RR pede presença da Força Nacional de Segurança por mais seis meses

Loading...

GERAL

RR pede presença da Força Nacional de Segurança por mais seis meses

MARCELO TOLEDO

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O governo de Roraima pediu, nesta segunda-feira (7), a prorrogação da presença da Força Nacional de Segurança no Estado por mais seis meses.

O pedido foi feito pela governadora Suely Campos (PP) ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, e tem como foco a segurança no entorno da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde em 6 de janeiro 31 presos morreram vítimas de confronto entre grupos rivais.

A Força Nacional está em Boa Vista desde então, dois meses após o Estado ter feito pedido ao ministério sob a alegação de que o governo não tinha como "garantir a integridade física" dos presidiários de "forma plena".

Se a prorrogação for confirmada, os agentes deverão ficar até o início de 2018 em Roraima.

De acordo com o governo de Estado, entre os pontos para o pedido de prorrogação estão a necessidade de restabelecimento do acesso aos advogados, da assistência religiosa, do serviço de saúde e o início do ano letivo na unidade prisional.

Com o prédio ainda danificado, é necessário mais policiamento no entorno da prisão, local em que a Força Nacional tem atuado.

A penitenciária abrigava a "favela marmitex", revelada pela Folha de S.Paulo, com barracos feitos de madeira, lona, restos de alvenaria e até tampas de marmitex. A favela nasceu no interior da penitenciária no setor conhecido como "ala da cozinha", em alusão ao seu objetivo antigo.

Em maio, uma operação retirou 348 detentos da penitenciária e destruiu a "favela marmitex".

O efetivo atual da Força Nacional no Estado é de cerca de cem agentes. Questionado sobre o pedido, o Ministério da Justiça não comentou o assunto até a publicação deste texto.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias