Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Japoneses, quase que por acidente, criam sorvete que não derrete

Loading...

GERAL

Japoneses, quase que por acidente, criam sorvete que não derrete

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Como arruinar um belo dia de verão? Uma possibilidade é demorar tempo demais para chupar seu picolé e ter de lidar com todo aquele líquido melado escorrendo pelas mãos. Mas, se depender de uma sorveteria no Japão, todos os dias de verão serão perfeitos.

A Kanazawa Ice fica localizada na cidade de Kanazawa, de 450 mil habitantes, e é lá a terra do "sorvete que não derrete". A companhia começou a vender os sorvetes em abril e passou a distribuí-los para cidades maiores como Osaka e Tokyo.

Segundo reportagem do jornal japonês "The Asahi Shimbun", em um dia de calor (28ºC), após 5 minutos na temperatura ambiente, o sorvete ainda mantinha sua forma original (e continuava gelado).

O segredo para a façanha, segundo o professor de farmácia da Universidade de Kanazawa Tomihisa Ota que desenvolveu a iguaria, é um extrato de morango que contém uma substância chamada polifenol.

"O polifenol tem propriedades que dificultam a separação da água e do óleo, de forma que, na composição de um picolé, este ficará em sua forma original por um tempo muito maior e será mais difícil de derreter", disse.

MORANGOS

A descoberta aconteceu por acidente, quando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bioterapias começou a fazer testes com os morangos da região com a ideia de ajudar os produtos locais a se recuperarem dos grandes terremoto e tsunami de 2011. À época, a produção de morangos não ia bem e as frutas não estavam bonitas o suficiente para serem comercializadas –daí a ideia de trabalhar com o extrato de polifenol em algumas sobremesas.

Os primeiros testes não deram nada certo porque, em contato com o polifenol, o creme de leite se solidificava imediatamente. Não demorou para que surgisse a ideia de usar o ingrediente "antiderretimento" em sorvetes.

Veja o sorvete "em ação" contra um secador de cabelos em https://youtu.be/sA-lc6ZnWLo

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias