MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Promotores querem suspender Constituinte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público da Venezuela, comandado pela chavista dissidente Luisa Ortega Díaz, pediu nesta quinta-feira (3) à Justiça a suspensão da instalação da Assembleia Constituinte, a um dia da posse de seus membros. A ação se

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2017, 21:30:09 Editado em 03.08.2017, 21:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público da Venezuela, comandado pela chavista dissidente Luisa Ortega Díaz, pediu nesta quinta-feira (3) à Justiça a suspensão da instalação da Assembleia Constituinte, a um dia da posse de seus membros.

continua após publicidade

A ação se baseia na acusação feita na quarta (4) pela empresa Smartmatic, responsável pelos sistemas usados na eleição do último domingo (30), de que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) teria inflado o comparecimento.

No recurso, o Ministério Público argumenta que, diante da suspeita de fraude, a instalação da Constituinte deve ser suspensa até a realização de uma auditoria independente dos votos.

continua após publicidade

A Procuradoria usa como precedente a decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) que impugnou a posse de três deputados acusados de fraude na Assembleia Nacional, dominada pela oposição, em janeiro de 2016.

Como o Legislativo não obedeceu, a Casa foi declarada em desacato e teve suas decisões consideradas nulas. No recurso, também é citada a ilegalidade da Constituinte por sua instalação não ter sido objeto de plebiscito.

O Judiciário não havia avaliado o recurso até a conclusão desta edição. A ação se soma à investigação anunciada por Ortega Díaz na quarta (2) contra as quatro reitoras chavistas do CNE pela suspeita de fraude na votação.

continua após publicidade

A denúncia de fraude, considerada infundada pelo órgão eleitoral, soma-se a outros fatores que puseram a eleição sob suspeita. Pesquisas apontavam que só 25% dos eleitores votariam -o número do CNE representa 41%.

O CNE ainda é questionado por ter anunciado os eleitos sem revelar o número de votos de cada um, que continuavam desconhecidos.

O Pátria para Todos, partido da base de Maduro, pediu a divulgação do documento.

continua após publicidade

O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, expulsou do CNE da reunião entre os órgãos eleitorais dos países-membros.

POSSE

Nesta quinta (3), o governo preparava a posse dos 545 constituintes, prevista para o Palácio Legislativo, apesar de a oposição dizer que só sairá à força do prédio, onde hoje está a Assembleia Nacional.

Ambos convocaram manifestações para o local. Enquanto o chavismo comemorará a instalação da Constituinte, seus rivais vão às ruas em repúdio à iniciativa.

O temor é que a desocupação seja violenta. Desde abril os opositores foram agredidos várias vezes no Palácio Legislativo por militantes e milicianos chavistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Promotores querem suspender Constituinte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!