Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA - Maduro nomeia genro de Chávez como novo chanceler da Venezuela

Loading...

GERAL

ATUALIZADA - Maduro nomeia genro de Chávez como novo chanceler da Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nomeou nesta quarta-feira (3) como novo chanceler Jorge Arreaza, ex-vice-presidente e atual ministro de Minas, em meio à pressão internacional contra a polêmica Assembleia Constituinte.

"Decidi nomear já como chanceler titular, ministro das Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, o companheiro Jorge Arreaza", anunciou o presidente em ato político.

Casado com Rosa Virginia Chávez, filha mais velha do ex-presidente Hugo Chávez, Arreaza substitui Delcy Rodríguez, que agora integra a Constituinte, suprapoder que irá reger a Venezuela por tempo indefinido.

O cargo foi exercido temporariamente por Samuel Moncada, que retomará seu posto como embaixador na OEA (Organização dos Estados Americanos).

"Estou lhe dando responsabilidades especiais para que se instale em Washington (...) para defender nos Estados Unidos a verdade, a paz e a dignidade da Venezuela", explicou o mandatário.

Arreaza, um internacionalista de 44 anos, era ministro de Desenvolvimento Mineiro Ecológico.

Ele assume a chancelaria em meio a uma forte rejeição internacional à Constituinte de Maduro, que será instalada na sexta-feira.

Os Estados Unidos, a União Europeia e nações sul-americanas, entre elas o Brasil, anunciaram que essa assembleia não será reconhecida.

"Tão importante quanto recuperar a economia é derrotar a agressão imperialista que se está montando com uma coalizão de países contra a Venezuela, como denuncio. Está sendo montada uma agressão econômica, política e militar encabeçada pelo governo de Donald Trump com um grupo de governos de direita", disse o chefe de Estado.

Arreaza foi vice-presidente de Maduro entre abril de 2013 e janeiro de 2016, quando assumiu o cargo de ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia. No governo Chávez (1999-2013) foi ministro da Ciência e Tecnologia.

PROTESTOS

A oposição venezuelana adiou em um dia os protestos marcados para esta quinta-feira contra a Constituinte, devido ao adiamento da posse dos constituintes, anunciado por Maduro para sexta-feira (4).

A coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) anunciou que, "para defender a Constituição da fraude, a mobilização de hoje [quinta] será amanhã, 4 de agosto".

A Constituinte tomará posse no Salão Elíptico do Parlamento, controlado pela oposição e que se reúne no hemiciclo do Palácio Legislativo.

Maduro explicou que ainda está pendente a proclamação, por parte do Poder Eleitoral, de 35 constituintes do total de 545 membros da Assembleia encarregada de reformular a Carta Magna de 1999.

O adiamento pretende "afastar as ameaças porque queremos que tudo ocorra em paz", afirmou Maduro.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias