Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA - Itália aprova missão naval na Líbia para conter imigrantes

Loading...

GERAL

ATUALIZADA - Itália aprova missão naval na Líbia para conter imigrantes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento italiano aprovou nesta quarta-feira (2) uma missão naval em águas territoriais líbias para dar apoio técnico à Guarda Costeira da Líbia na luta contra os traficantes de pessoas no Mediterrâneo.

A presença de unidades navais italianas em águas territoriais líbias tentará reduzir o fluxo de imigrantes que zarpam da costa do país do norte da África.

A Câmara aprovou a missão com 328 votos a favor, 113 contra e 22 abstenções.

A Itália enviará em um primeiro momento um "navio logístico" —para administração e manutenção— e uma "patrulha", declarou a ministra da Defesa, Roberta Pinotti. Em caso de ataque, a missão militar italiana poderá responder com força, mas de maneira "limitada", ressalta a resolução.

"A Itália não tem nenhuma intenção de realizar um bloqueio naval, o que seria considerado um ato hostil", afirmou a ministra, antes de ressaltar que esta é uma resposta à "solicitação de apoio e assistência da Guarda Costeira da Líbia". A área de ação será definida de maneira conjunta com os líbios.

Nos cinco primeiros meses deste ano, segundo a Organização Internacional de Migração, 1.650 imigrantes morreram tentando chegar à Europa via Mediterrâneo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias