Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após 50 dias sem chuva significativa, tempo deve mudar em SP na quinta

Loading...

GERAL

Após 50 dias sem chuva significativa, tempo deve mudar em SP na quinta

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A capital paulista deve completar, nesta quarta-feira (2), 50 dias sem chuva significativa. Apesar disso, o paulistano que vem sofrendo os efeitos do tempo seco pode comemorar, já que uma rápida frente fria deve trazer nebulosidade para a região e mudar esse cenário a partir de quinta (3).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a última chuva significativa registrada em São Paulo aconteceu em 13 de junho. Depois disso, foram apenas duas precipitações de fraca intensidade e isoladas que levaram ao acumulo de 0,3 milímetros de chuva em julho, o que não é nem considerado pelo órgão.

Os períodos prolongados de estiagem são comuns durante o inverno, mas a massa de ar que ficou estacionada sobre a região nas últimas semanas, bloqueando frentes frias e massas polares, conseguiu fazer do mês de julho o segundo mais seco desde 1995, atrás apenas do julho de 2008, quando não houve chuva nenhuma.

O sistema Cantareira também sentiu os efeitos da falta de chuva e registrou em julho uma queda de mais de quatro pontos percentuais, o que corresponde a maior queda desde o fim da crise hídrica, decretada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em março do ano passado.

Nesta quarta, o tempo deve continuar igual ao dos últimos dias, com frio durante a noite e no início da manhã e sol e tempo seco durante a tarde, com os termômetros marcando até 25°C. A umidade também continuará baixa, podendo se aproximar dos 30%, o que caracterizaria estado de atenção.

Uma frente fria, no entanto, se aproxima e aumenta a nebulosidade a partir desta quinta, provocando uma pequena queda nas temperaturas e as esperadas pancadas de chuva. Na sexta (4), garoas ainda podem ocorrer e as temperaturas registrarão uma queda mais acentuada, não passando dos 18°C, segundo previsão do Climatempo.

Apenas no próximo domingo (13), o sol e o tempo seco devem voltar a predominar na capital paulista, o que pode provocar sintomas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são ocasionados pelo ar seco.

Recomenda-se ingerir bastante água, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins e permanecer em locais protegidos do sol.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias