MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Julho de 2017 é o mês mais seco desde 2008 na capital paulista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Julho de 2017 vai se despedir do calendário como o mês mais seco desde 2008 na capital paulista, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. De acordo com o órgão, São Paulo acumulou até esta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2017, 10:00:09 Editado em 28.07.2017, 14:18:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Julho de 2017 vai se despedir do calendário como o mês mais seco desde 2008 na capital paulista, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

continua após publicidade

De acordo com o órgão, São Paulo acumulou até esta sexta-feira (28) um volume de apenas 0,3 mm de chuva. Como não há nenhuma previsão de temporais para os próximos três dias que ainda restam, o índice de agora só ficará abaixo do registrado em julho de 2008, quando não choveu nada.

Os 0,3 mm foram resultados de garoas e chuviscos que atingiram a capital paulista no período. A média esperada para o mês, segundo o CGE, era de 46,6 mm.

continua após publicidade

A ausência de chuvas na capital paulista é provocada por um bolsão de ar seco que paira sobre a região e impede a formação de temporais.

A cidade chegou nesta sexta com 45 dias seguidos sem nenhum registro de chuva significativa. O último aguaceiro ocorreu em 13 de junho, com 13,1 mm acumulados.

A chuva é a responsável por fazer a "faxina" na atmosfera. Ausente há tanto tempo, o céu de São Paulo tem ficado cinza devido à camada espessa de poluição acumulada.

continua após publicidade

Essa condição meteorológica também tem favorecido a queda da umidade do ar, com índices abaixo de 30%. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) umidade abaixo dos 60% já é nociva à saúde humana.

A concentração de poluentes e a baixa umidade do ar causam problemas à saúde. As doenças respiratórias podem ser agravadas devido ao ressecamento das mucosas.

Sintomas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são ocasionados pelo ar seco.

continua após publicidade

Recomenda-se ingerir bastante água, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins e permanecer em locais protegidos do sol.

CADÊ A CHUVA?

continua após publicidade

Para o CGE, uma frente fria que se formará no Sul do país atingirá a capital paulista a partir da próxima quinta-feira (3 de agosto). Com ela, a previsão é que haja chuva em várias partes da cidade.

Até lá, o paulistano seguirá enfrentando o tempo seco, com manhãs geladas e temperaturas mais quentes à tarde.

Para este final de semana, o sol deverá aparecer com força. No sábado (29), os termômetros vão variar entre 12ºC e 25ºC. Não há previsão de chuva.

No domingo (30) persistem as condições de sol e temperaturas em elevação ao longo do dia. A madrugada ainda deve ser fria com mínimas oscilando em torno dos 13ºC, enquanto no período da tarde as máximas podem chegar aos 25ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Julho de 2017 é o mês mais seco desde 2008 na capital paulista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!