MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rússia reage a sanções e ordena saída de diplomatas americanos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia confiscou duas propriedades diplomáticas dos Estados Unidos e ordenou a redução do pessoal da embaixada do país em Moscou nesta sexta-feira (28) em resposta às novas sanções aprovadas pelo Congresso americano. "Os EU

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2017, 08:45:07 Editado em 28.07.2017, 14:18:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia confiscou duas propriedades diplomáticas dos Estados Unidos e ordenou a redução do pessoal da embaixada do país em Moscou nesta sexta-feira (28) em resposta às novas sanções aprovadas pelo Congresso americano.

continua após publicidade

"Os EUA teimam em tomar uma ação toscamente antirrussa atrás da outra, usando o pretexto completamente fictício de que a Rússia interferiu em seus assuntos internos", disse a chancelaria de Moscou em nota.

Senadores dos EUA aprovaram na véspera por ampla margem um projeto que pune a Rússia pelas acusações de interferência na eleição de 2016 e pela intervenção na Ucrânia.

continua após publicidade

O texto, que segue para apreciação do presidente Donald Trump, também inclui sanções contra Irã e Coreia do Norte. Além disso, o projeto limita a capacidade do Executivo de afrouxar as sanções à revelia do Congresso.

Embora Trump defenda o distensionamento das relações com Moscou, assessores da Casa Branca avaliam que o mandatário não terá alternativa a não ser aprovar as sanções.

Como a medida tem apoio de democratas e republicanos, o Congresso teria a maioria de dois terços de votos necessários para derrubar um eventual veto presidencial.

continua após publicidade

Em dezembro, o governo de Barack Obama já havia decretado sanções contra a Rússia e expulsado 35 diplomatas do país após os serviços de inteligência concluírem que o presidente russo, Vladimir Putin, havia ordenado ciberataques contra alvos do Partido Democrata na corrida eleitoral. O Kremlin nega as acusações.

Com as medidas retaliatórias tomadas nesta sexta-feira, o total de funcionários americanos na embaixada em Moscou deverá ser reduzido a partir de 1º de setembro a 455, o mesmo número de agentes russos em Washington.

As tensões diplomáticas entre Washington e Moscou ocorrem em meio às investigações do FBI (polícia federal americana) e do Congresso sobre os indícios de que auxiliares de Trump fizeram conluio com autoridades da Rússia durante a campanha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia reage a sanções e ordena saída de diplomatas americanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!