MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rio de Janeiro está na vanguarda do atraso, diz Sérgio Rodrigues na Flip

MAURICIO MEIRELES, ENVIADO ESPECIAL PARATY, RJ (FOLHAPRESS) - O encontro entre o escritor Sérgio Rodrigues e a roteirista Mariliz Pereira Jorge, na manhã desta quinta-feira (27), na Casa Folha, na Flip foi marcado por críticas à situação política do Rio d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2017, 12:40:09 Editado em 27.07.2017, 12:40:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MAURICIO MEIRELES, ENVIADO ESPECIAL

continua após publicidade

PARATY, RJ (FOLHAPRESS) - O encontro entre o escritor Sérgio Rodrigues e a roteirista Mariliz Pereira Jorge, na manhã desta quinta-feira (27), na Casa Folha, na Flip foi marcado por críticas à situação política do Rio de Janeiro.

Com mediação de Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal, os dois colunistas da Folha de S.Paulo falaram para uma plateia lotada.

continua após publicidade

"O Rio de Janeiro está na vanguarda do atraso", disse Rodrigues em resposta a um pedido do mediador para que explicasse a situação do Estado.

Para o autor de "Viva Língua Brasileira" (Companhia das Letras), o Rio vive um momento de "esgarçamento" de suas relações sociais -e a desigualdade passou a se manifestar de forma mais aguda.

"Não é muito diferente do que é o Brasil inteiro. Talvez esteja só uns anos na frente", afirmou, acrescentando que o momento do estado serve de alerta para o resto do país.

continua após publicidade

Para o escritor, tais problemas são fruto de uma sociedade escravagista que se acostumou à desigualdade.

Já a roteirista lembrou uma coluna que escreveu, intitulada "A Vida é Muito Curta para Morar no Rio". O texto era uma crítica à classe média alta que mora na zona sul da capital fluminense.

"Minha crítica era a quem olha a paisagem maravilhosa e se esquece de todos os defeitos, a quem esquecia a quantidade de gente que morre nos morros", disse ela.

continua após publicidade

COMO ESCREVER BEM

O Rio não foi o único assunto do debate entre os dois, que se reuniram para discutir o livro "Como Escrever Bem", manual de escrita de William Zinsser, lançado pela Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha.

continua após publicidade

Rodrigues recomendou a aversão ao clichê na hora da escrita.

"Todo texto tem uma pulsão de morte, que é a pulsão do clichê, do que já foi dito milhões de vezes", afirmou. "Existe uma medida de originalidade e espanto que tem que ser buscada em todo texto."

Pereira Jorge, por sua vez, acredita que para escrever é preciso coragem -e não pensar muito no público alvo.

continua após publicidade

"Acho que a gente consegue ser mais sincero e honesto quando fala para si mesmo", disse ela.

A discussão, em dado momento, caminhou para a dificuldade de muitos leitores em compreenderem o uso da ironia -para a importância da educação para formar pessoas que saibam ler.

"Acho que esse é nosso problema mais profundo, de onde deveria partir uma solução, que não está no horizonte", afirmou o autor, lembrando apenas que é possível usar os lugares-comuns subvertendo-os, como faz o escritor André Sant'Anna.

Como costuma falar algumas vezes, Rodrigues ainda criticou o jeito como se ensina literatura no país. O jornalista acha um erro, por exemplo, dar José de Alencar para alunos muitos jovens lerem -como se o ensino da literatura devesse seguir uma ordem cronológica do que foi produzido no Brasil.

"É uma estupidez. Dar um autor contemporâneo, que dialogue com a linguagem dese menino, vai ser mais eficiente. Assim a gente salga a terra. Não só não formamos leitores, como evitamos que eles se formem por si", afirmou.

Para quem quer escrever, acrescenta, a única solução é ler muito. Para aprender estilos, selecionar uma influência aqui e outra ali -e construir a sua própria voz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rio de Janeiro está na vanguarda do atraso, diz Sérgio Rodrigues na Flip"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!