MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Adversários de Maduro iniciam greve geral de 48h contra Constituinte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Adversários do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, iniciaram às 6h (7h em Brasília) desta quarta-feira (16) uma greve geral de 48 horas para pressionar o governo contra a convocação da Assembleia Constituinte, cujos membro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2017, 12:30:09 Editado em 26.07.2017, 12:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Adversários do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, iniciaram às 6h (7h em Brasília) desta quarta-feira (16) uma greve geral de 48 horas para pressionar o governo contra a convocação da Assembleia Constituinte, cujos membros serão escolhidos em votação no domingo (30).

continua após publicidade

Algumas vias de Caracas e de outras cidades do país amanheceram bloqueadas. Moradores de Ciudad Bolívar, a 580 quilômetros de Caracas, relataram terem sido reprimidos pela polícia com gás lacrimogêneo.

Em áreas onde o apoio conta com apoio popular, a adesão à greve foi mais baixa.

continua após publicidade

A greve geral é a maior iniciativa contra o governo Maduro desde o plebiscito informal organizado no dia 16, no qual 7,5 milhões de venezuelanos expressaram rechaço à Constituinte, segundo a oposição.

Opositores afirmam que a Constituinte é uma tentativa de Maduro de se manter no poder apesar de seus baixos índices de popularidade. Eles convocaram a população a boicotar a votação, que ocorrerá de maneira territorializada e setorializada.

"Eu os convido a não serem cúmplices da aniquilação da República, de uma fraude constitucional, da repressão", afirmou em vídeo o líder opositor Leopoldo López, em prisão domiciliar desde 8 de julho depois de passar três anos e cinco meses na prisão acusado de incitar protestos violentos.

continua após publicidade

Maduro enfrenta uma onda de saques e protestos que já deixou mais de 100 mortos desde abril. A convocação da Constituinte, feita em maio, foi apresentada pelo líder chavista como uma saída para "pacificar" o país, mas a iniciativa acabou gerando novas manifestações.

Na terça-feira (25), o presidente pediu em comício pela Constituinte que os eleitores apresentem na votação seu "carnê da pátria", espécie de identidade digital que dá aos beneficiários de programas sociais acesso a alimentos, cujo abastecimento vem sofrendo cortes no país.

"Carnê da Pátria na mão, todo mundo com seu carnê da pátria e sua identidade. Na porta das seções eleitorais, vamos checar todos os carnês, para saber se todos votaram", afirmou Maduro.

continua após publicidade

A oposição diz que a exigência de apresentação do cartão é um mecanismo de controle social com objetivos políticos.

CUBA

continua após publicidade

O regime de Cuba negou nesta quarta-feira (26) que pretenda mediar a crise política na Venezuela.

No início do mês, o jornal "Financial Times" reportou que o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, viajou a Havana para pedir ao ditador Raúl Castro, um dos principais aliados de Maduro, que interceda junto à Venezuela para conter a violência no país.

"Cuba rejeita categoricamente essas insinuações e reitera o respeito absoluto pela soberania e autodeterminação da República Bolivariana da Venezuela", afirmou José Ramon Machado Venrtura, segundo secretário do Partido Comunista cubano.

"Cabe apenas ao povo bolivariano e ao governo resolver suas dificuldades sem intervenção externa em seus assuntos internos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Adversários de Maduro iniciam greve geral de 48h contra Constituinte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!