MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Atentado em Cabul, no Afeganistão, deixa ao menos 26 mortos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A explosão de um carro-bomba deixou ao menos 26 mortos e 42 feridos nesta segunda-feira (24) em Cabul, em um bairro da comunidade xiita hazara -vítima, há um anos, do primeiro ataque do Estado Islâmico (EI) na capital afegã- i

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2017, 12:45:07 Editado em 24.07.2017, 23:10:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A explosão de um carro-bomba deixou ao menos 26 mortos e 42 feridos nesta segunda-feira (24) em Cabul, em um bairro da comunidade xiita hazara -vítima, há um anos, do primeiro ataque do Estado Islâmico (EI) na capital afegã- informou o porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish.

continua após publicidade

"O carro-bomba foi lançado contra um ônibus que transportava funcionários do Ministério de Minas", situado no oeste de Cabul, declarou Danish.

No Twitter, a milícia radical Taleban reivindicou o atentado "contra um ônibus que transportava membros do NDS [serviços de Inteligência]".

continua após publicidade

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou o atentado, "um crime que alimentará o rancor da população contras os terroristas".

O ataque aconteceu pela manhã em um movimentado bairro de maioria xiita de Cabul, onde há muitas academias, universidades e institutos, além de lojas e salões de festas.

No local, o fotógrafo da AFP observou várias ambulâncias e muitos feridos, os quais estavam sendo transportados de táxi, ou em carros particulares. Um ônibus ficou completamente carbonizado perto do ministério para onde levava os funcionários. Muitas lojas foram atingidas, e a rua ficou cheia de escombros e de árvores derrubadas.

continua após publicidade

Entre as vítimas, pode haver civis, incluindo estudantes que chegavam cedo à universidade para a semana de provas, assim como seguranças que protegiam a residência do parlamentar Mohammad Moqaqeq, um dos líderes da comunidade hazara, relatou seu porta-voz, Omid Maisom.

"O carro explodiu na frente do primeiro posto de controle da residência do senhor Moqaqeq, deixando mortos e feridos entre os guardas e os civis. Acreditamos que quisesse alcançar a casa do senhor Moqaqeq, mas foi preso por nossos guardas", declarou.

A comunidade hazara é uma minoria xiita de cerca de três milhões de pessoas, discriminada e marginalizada no país. É conhecida por ser uma das mais liberais do Afeganistão, sobretudo, no tratamento reservado às mulheres.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Atentado em Cabul, no Afeganistão, deixa ao menos 26 mortos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!