MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Greve convocada pela oposição tem adesão parcial e violência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A oposição da Venezuela conseguiu adesão parcial à greve geral convocada para esta quinta-feira (20) em repúdio à Assembleia Constituinte. Pelo menos duas pessoas morreram em confronto entre manifestantes e forças aliadas a Ni

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.07.2017, 21:45:08 Editado em 20.07.2017, 21:45:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A oposição da Venezuela conseguiu adesão parcial à greve geral convocada para esta quinta-feira (20) em repúdio à Assembleia Constituinte. Pelo menos duas pessoas morreram em confronto entre manifestantes e forças aliadas a Nicolás Maduro.

continua após publicidade

A paralisação foi engrossada pelos motoristas de ônibus, que pedem ao presidente aumento de 100% na tarifa, e por trabalhadores do comércio e da indústria, que foram liberados pelos patrões.

Por outro lado, bancários, funcionários públicos e da petroleira estatal PDVSA trabalharam, assim como empresários aliados do chavismo. Isso fez com que o presidente e seus aliados considerassem a greve um fracasso.

continua após publicidade

Em Caracas, a greve reproduziu a polarização territorial entre governo e oposição. Na zona leste, reduto dos adversários de Maduro, lojas e escritórios amanheceram fechados e as ruas foram tomadas por barricadas.

Por outro lado, o centro e o oeste da capital, áreas chavistas, tiveram movimento normal e comércio parcialmente aberto. O metrô funcionou, exceto em locais de protestos, assim como postos de gasolina, controlados pela PDVSA.

Os poucos ônibus que circulavam estavam superlotados e algumas pessoas foram transportadas nas caçambas de camionetes e caminhões e até em um veículo de transporte da Guarda Nacional.

continua após publicidade

A lógica se repetiu no interior. Houve paralisação de transporte privado e comércio fechado em Maracaibo, Valencia, Barinas, Barquisimeto e na ilha Margarita, mas órgãos estatais e bancos funcionaram normalmente.

Embora não tenha sido uma greve total, o ex-presidenciável Henrique Capriles comemorou a alta adesão. "Parece primeiro de janeiro em algumas cidades. Estamos vendo as ruas vazias e boa parte das lojas fechadas."

Por outro lado, Maduro a considerou um fracasso. "O dia em que alguém queira fazer um atentado contra mim ou à democracia, nesse dia é que vocês vão ver de verdade uma paralisação absoluta."

continua após publicidade

Apesar de ter desvalorizado a ação opositora, ameaçou prender o vice-presidente da Assembleia Nacional, Freddy Guevara, que a convocou. "A cela desse rapaz estúpido já está pronta, só falta a Constituinte. Terrorista imbecil."

A greve geral é um dos eventos organizados pela oposição decorrentes do plebiscito de domingo (16), em que milhões rejeitaram a troca da Constituição. Na quarta (19), os antichavistas anunciavam os planos para um governo de união nacional.

continua após publicidade

VIOLÊNCIA

O dia também foi marcado pelos confrontos violentos entre manifestantes opositores e as forças aliadas do governo, que tentaram desmontar as barricadas nas ruas.

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas quando homens dispararam contra uma barreira em Los Teques (a 50 km de Caracas). Segundo testemunhas, os atiradores seriam membros de coletivos (milícias chavistas).

Outra morte foi registrada em Valencia (noroeste) em confronto entre manifestantes e membros da Guarda Nacional, que teve mais seis feridos. Com eles, sobe para 98 o número de mortos nos 110 dias da onda de protestos.

Em Caracas, uma cabine da polícia foi queimada após dois grupos de manifestantes adeptos da tática "black bloc" brigarem em frente a um shopping no bairro de Los Ruices, o que deu início a seis horas de confronto com a polícia. O governo viu a ação como um ataque à sede da TV estatal, que fica ao lado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Greve convocada pela oposição tem adesão parcial e violência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!