MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento polonês aprova projeto que reduz independência do Judiciário

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento polonês aprovou nesta quinta-feira (20) uma lei polêmica que reduz a independência do Supremo Tribunal e da Justiça no país. O projeto -denunciado como "golpe de Estado" pela oposição- depende ainda de aprovação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.07.2017, 13:25:09 Editado em 20.07.2017, 21:25:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento polonês aprovou nesta quinta-feira (20) uma lei polêmica que reduz a independência do Supremo Tribunal e da Justiça no país.

continua após publicidade

O projeto -denunciado como "golpe de Estado" pela oposição- depende ainda de aprovação da Câmara Alta (equivalente ao Senado) e da assinatura do presidente, Andrzej Duda, para entrar em vigor.

Apesar de protestos, o partido nacionalista PiS (Direito e Justiça) obteve vitória com a aprovação da lei por 235 votos a favor, 192 contra e 23 abstenções. O Parlamento polonês é controlado pelos conservadores no poder.

continua após publicidade

A reforma dá ao ministro da Justiça a autoridade de selecionar candidatos para o tribunal. De acordo com o PiS, a modificação torna mais eficaz o sistema Judiciário e a luta contra a corrupção.

A oposição, por sua vez, considera que o projeto enfraquece a separação dos poderes e que é uma tentativa dos conservadores de controlar as cortes do país.

Nesta quarta-feira (19), a Comissão Europeia pediu a Varsóvia que suspendesse a reforma e ameaçou a Polônia com sanções.

continua após publicidade

"A Comissão Europeia expressa a sua profunda preocupação pelos claros riscos para a independência do poder Judiciário na Polônia e pede ao governo polonês que suspenda as suas novas leis", afirmou em comunicado o vice-presidente da entidade, Frans Timmermans.

"Estamos muito perto de recorrer ao Artigo 7 do Tratado da União Europeia", o que significaria possíveis sanções como a suspensão do direito ao voto da Polônia dentro da União Europeia, advertiu Timmermans.

Após a aprovação do projeto, manifestantes protestaram contra o resultado em frente ao Parlamento. Há manifestações previstas também próximas ao palácio presidencial.

A medida, entretanto, deve ser aprovada na Câmara Alta, também controlada pelo PiS, e assinada pelo presidente Duda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento polonês aprova projeto que reduz independência do Judiciário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!