MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Após consulta, adversários de Maduro prometem intensificar protestos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Adversários do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciaram nesta segunda-feira (17) que pretendem promover uma escalada nos protestos contra o governo após o plebiscito informal da véspera em que milhões de pessoas exp

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2017, 17:15:08 Editado em 17.07.2017, 17:15:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Adversários do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciaram nesta segunda-feira (17) que pretendem promover uma escalada nos protestos contra o governo após o plebiscito informal da véspera em que milhões de pessoas expressaram descontentamento com a situação do país.

continua após publicidade

Dirigentes da coalizão opositora MUD (Mesa de Unidade Democrática) avaliam adotar táticas como bloqueios e ocupações de vias e até uma greve nacional. Eles exigem o cancelamento da Assembleia Constituinte convocada por Maduro, cujos membros deverão ser eleitos no próximo dia 30.

Uma onda de protestos contra o governo iniciada em abril já deixou mais de 90 mortos.

continua após publicidade

No domingo (16), a oposição realizou uma consulta informal em rechaço à Constituinte e a favor da convocação de eleições gerais. Segundo os organizadores, 7,2 milhões de pessoas votaram e mais de 98% expressaram apoio às bandeiras dos opositores.

"O que deverá acontecer agora é que nós consigamos materializar o mandato que o povo nos deu para que não haja Constituinte, que uma minoria quer impor, renovar os poderes públicos e realizar eleições", disse nesta segunda (17) o deputado Julio Borges, que lidera a Assembleia Nacional, controlada pela oposição.

A consulta teve o apoio da Organização das Nações Unidas, da Organização de Estados Americanos, dos Estados Unidos e de governos da América Latina e da Europa.

continua após publicidade

Em Caracas, homens armados atiraram contra um centro de votação, matando uma pessoa e ferindo outras quatro.

O chavista Jorge Rodríguez, chefe de estratégia e propaganda do Comando de Campanha Constituinte, afirmou nesta segunda (17) que o plebiscito foi irregular e fraudulento. "Houve pessoas que votaram em várias ocasiões e em diferentes lugares. Uma única pessoa votou 17 vezes", disse.

Seguidores de Maduro participaram no mesmo dia de uma simulação organizada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para a eleição da Constituinte.

O Itamaraty disse nesta segunda (17) que a alta participação no plebiscito opositor expressa a "vontade do povo venezuelano de pronta restauração do estado democrático de direito" e pediu o cancelamento da Constituinte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Após consulta, adversários de Maduro prometem intensificar protestos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!